Lucro e vendas da Xerox caem no primeiro trimestre
Companhia teve queda de 5% no lucro, que ficou em 186 milhões de dólares
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.
A Xerox registrou um lucro nos três primeiros meses do ano 5% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado. O resultado ficou em 186 milhões de dólares depois de descontado o pagamento de dividendos - ou 0,20 dólar por ação -, contra os 196 milhões apurados em 2005.
De acordo com a Xerox, a queda no lucro foi causada por vendas 2% menores no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo trimestre de 2005, em um total de 3,7 bilhões de dólares. As vendas de equipamentos ficaram em 947 milhões de dólares e tiveram recuo maior: 4%.
Os serviços pós-venda, principal fonte de renda da companhia, viram a receita reduzida em 1%, para 2,5 bilhões de dólares. Dentro desse segmento, as operações com produtos de cópias coloridas, no entanto, deram consolo à empresa, com crescimento de 13% nas vendas. "Nosso avanço estável mostra que o modelo de negócios da Xerox está funcionando", disse Anne Mulcahy, presidente da Xerox, ao jornal britânico Financial Times. A estratégia da executiva tem sido concentrar as operações da empresa na oferta de soluções de gerenciamento de equipamentos a empresas, ao invés de somente lhes vender copiadoras.
Ao jornal, Bill Shope, analista do JP Morgan, avaliou os resultados trimestrais da Xerox como abaixo do esperado. "No geral, o trimestre foi uma decepção", afirmou.