Exame Logo

Lucro do Unibanco chega a R$ 761 milhões até setembro

São Paulo, 13 de novembro (Portal EXAME) O Unibanco registrou lucro líquido de 270 milhões de reais no terceiro trimestre, resultado praticamente equivalente ao do mesmo período do ano passado, quando o lucro havia sido de 269 milhões. De janeiro a setembro, o lucro acumulado é de 761 milhões de reais, 17 milhões de reais […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

São Paulo, 13 de novembro (Portal EXAME) O Unibanco registrou lucro líquido de 270 milhões de reais no terceiro trimestre, resultado praticamente equivalente ao do mesmo período do ano passado, quando o lucro havia sido de 269 milhões. De janeiro a setembro, o lucro acumulado é de 761 milhões de reais, 17 milhões de reais a mais do que no mesmo período de 2002.

Segundo o diretor-executivo corporativo do Unibanco, Geraldo Travaglia, apesar do desempenho ter sido semelhante ao de 2002, a grande diferença está na composição desse resultado. O balanço do ano passado sofreu forte impacto da desvalorização do real, pelos ganhos com a variação cambial. Neste ano, o lucro se deve ao resultado operacional do banco , diz.

Veja também

Nos nove primeiros meses de 2002, o resultado operacional do Unibanco foi de 159 milhões de reais. Neste ano, ficou em 428 milhões de reais. A qualidade do balanço este ano é melhor , avalia o executivo.

Também em função da variação cambial, nos nove primeiros meses do ano passado o Unibanco acumulou um crédito no pagamento de Imposto de Renda de 137 milhões de reais. Neste ano, com a valorização do real, os cerca de 900 milhões de dólares que a instituição possui aplicados no exterior, quando transformados em reais, apresentaram um volume maior de dinheiro, o que contabilmente implicou na necessidade de uma provisão financeira de 427 milhões de reais para pagamento de IR.

De acordo com Travaglia, o Unibanco estima que o dólar encerre este ano cotado a 3 reais, o que deve gerar um IR a ser pago de aproximadamente 380 milhões de reais em 2003. Mas não será um desembolso efetivo para o banco, porque temos créditos tributários para pagar esse volume de imposto , diz o executivo.

Ainda segundo o diretor do Unibanco, a instituição deve encerrar este ano sem crescimento nas operações de empréstimo. Mas para 2004 estamos otimistas. Acreditamos que o aumento médio chegue a 30%. No atacado deve ser um pouco menos, mas no varejo deve ter um incremento de 35% , diz.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame