Lucro da Petrobras no 2º trimestre estaciona
No primeiro semestre a estatal investiu R$ 8,5 bi
Da Redação
Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.
A Petrobras obteve lucro líquido consolidado de 3,83 bilhões de reais no segundo trimestre de 2004, praticamente o mesmo que o apurado no mesmo período do ano passado ( clique aqui e leia também reportagem da revista EXAME sobre as repercussões da crise do petróleo sobre o desempenho da estatal ). A receita operacional líquida consolidada atingiu o montante de 27,23 bilhões de reais, 16% superior à do segundo trimestre de 2003.
No primeiro semestre de 2004 a estatal investiu 8,5 bilhões de reais, 67% dos quais foram direcionados ao desenvolvimento da capacidade de produção de petróleo e gás natural.
De acordo com comunicado da empresa, o lucro foi afetado pelo aumento nas despesas de variação cambial sobre financiamentos, com a depreciação de 6,8% do real frente ao dólar no segundo trimestre, contra apreciação de 14,3% no segundo trimestre do ano passado.
O lucro líquido consolidado do período foi influenciado positivamente pelo ganho cambial sobre investimentos no exterior e pelo aumento dos volumes vendidos, avanço das cotações internacionais sobre as receitas com exportação e pelo reajuste nos preços dos derivados no mercado interno concedido em 15/6, em comparação à redução ocorrida em abril de 2003, redução nas importações de derivados.