LAN espera forte expansão em segmento de passageiros em 2012

A LAN perdeu 320 milhões de dólares no ano passado, com a queda com o lucro do quarto trimestre mergulhando 31,6 por cento com a interrupção de voos

Santiago - A companhia aérea chilena LAN vê forte crescimento em seu negócio de transporte de passageiros e um saudável setor de cargas em 2012, além de esperar suas operações na Colômbia em equilíbrio, disse a companhia nesta quarta-feira, um dia após divulgar uma queda de 23,7 por cento no lucro líquido.

A LAN perdeu 320 milhões de dólares no ano passado, com a queda com o lucro do quarto trimestre mergulhando 31,6 por cento com a interrupção de voos devido à nuvem de cinzas expelidas por conta da erupção de um vulcão no Chile, à reestruturação de custos na Colômbia e à alta de preços dos combustíveis.

"Apesar de tudo, nós estamos confiantes em um significativo crescimento de oportunidades que temos nos mercados doméstico e internacional", disse o diretor-financeiro, Alejandro de la Fuente em uma teleconferência.

"Para 2012, nós esperamos continuar mostrando crescimento saudável em nossas operações e manter altas margens em relação a nossos pares na indústria. Os resultados se fortalecerão substancialmente durante o segundo semestre deste ano, como nós nos beneficiaremos por aumento da rentabilidade na Colômbia e novas oportunidades no mercado de cargas".

A LAN, uma das poucas companhias aéreas com grau de investimento no mundo, está a caminho de completar a aquisição da TAM no primeiro trimestre, criando uma das maiores companhias aéreas do mundo. Reguladores do Brasil e do Chile aprovaram recentemente o negócio.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.