Exame Logo

Israel aprova investimento de US$6 bi em fábrica de chips

Intel irá investir na atualização de sua fábrica de chips, no que será o maior investimento único feito por uma companhia estrangeira no país

Intel: gigante norte-americana de chips planeja contratar perto de 1 mil funcionários (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2014 às 15h02.

Tel Aviv - Os ministérios da Economia e das Finanças de Israel aprovou nesta segunda-feira um plano da Intel para investir 6 bilhões de dólares na atualização de sua fábrica de chips , no que será o maior investimento único feito por uma companhia estrangeira no país.

A Intel receberá subsídios de 300 milhões de dólares do governo durante cinco anos, e será elegível para pagar imposto corporativo de apenas 5 por cento por um período de 10 anos, disseram os ministérios.

Veja também

A gigante norte-americana de chips planeja contratar perto de 1 mil funcionários na fábrica na cidade de Kiryat Gat até 2023, além dos 2.500 funcionários que já trabalham nas instalações.

"O investimento da Intel é um ativo estratégico para a indústria de Israel", disse o ministro das Finanças, Yair Lapid, em comunicado. "Este é o maior investimento já feito por uma companhia estrangeira em Israel na história e é mais uma prova de que Israel está na vanguarda da tecnologia e da inovação".

A Intel enviou o plano de investimentos em maio e se acredita que o investimento seja destinado à mudança para a nova tecnologia de 10 nanômetros.

O ministério das Finanças disse que a planta será a fábrica de chips mais avançada do mundo.

Um porta-voz da companhia não quis comentar.

A Intel disse em janeiro que decidiria sobre o local de uma fábrica de chips com tecnologia de 10 nanometros neste ano. Israel era um dos vários países competindo para receber a nova fábrica.

Acompanhe tudo sobre:ChipsEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIntelIsrael

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame