Exame Logo

Inco recomenda a acionistas rejeitar oferta da Vale

Mineradora canadense afirma que mudará sua posição caso a Vale melhore a proposta de compra - o que a companhia brasileira não estaria disposta a fazer

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A diretoria da Inco divulgou nesta terça-feira (29/8) comunicado no qual recomenda aos acionistas da empresa rejeitar a proposta de compra no valorde19,9 bilhões de dólares canadenses (cerca de 17,9 bilhões de dólares americanos), feita pela Companhia Vale do Rio Doce. A mineradora canadense manteve seu apoio à oferta da Phelps Dodge, com quem já assinou memorando de entendimentos sobre uma eventual fusão.

Segundo a Inco, a recomendação em favor da Vale só será dada caso a empresa brasileira apresente uma "proposta superior"àde sua concorrente - o que, de acordo com a mineradora canadense, a Vale não se mostra disposta a fazer. A Phelps Dodge aceita pagar 20,175 bilhões de dólares canadenses (aproximadamente 18,2 bilhões de dólares americanos) pela mineradora - o correspondente a 89,67 dólares canadenses por ação. A desvantagem, segundo os especialistas, é que apenas 20,25 dólares seriam pagos em dinheiro aos investidores. O restante seria entregue na forma de ações da companhia americana. No caso da Vale, os acionistas receberiam o pagamento integralmente em dinheiro.

Veja também

Mesmo aconselhando os investidores a optar pela oferta da Phelps Dodge, a Inco ressalta que tem mantido contato com executivos da Vale e que a companhia brasileira poderia apresentar uma proposta superior à da empresa americana.

Analistas ouvidos pelo Portal EXAME afirmam que a proposta da Vale é melhor que a da Phelps Dodge e que a Inco está agindo na tentativa de valorizar seus ativos. Para eles, é possível que a Vale venha a incrementar um pouco mais sua oferta para arrematar a mineradora canadense.

A reunião dos acionistas da Inco está marcada para o dia 7 de setembro.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame