Exame Logo

IBM e Lehman Brothers fazem parceria para investir na China

Americanos vão criar fundo de capital de risco para investir em companhias do setor tecnológico chinês

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A IBM e o Lehman Brothers anunciaram nesta segunda-feira (30/10) a formação de uma parceria para criar um fundo de capital de risco de 180 milhões de dólares. As duas companhias pretendem investir em empresas chinesas nos próximos anos.

De acordo com o americano The Wall Street Journal, o fundo deverá investir em várias áreas, incluindo companhias públicas e privadas de tecnologia, telecomunicações e setores industriais, exceto o de recursos minerais. "Para as instituições chinesas, essa parceria não vai trazer só capital, mas principalmente tecnologia e experiência de administração, que irá colocá-las num estágio internacional", diz o administrador geral do grupo IBM Greater China, Henry Chow.

Veja também

A estratégia do fundo, segundo oficiais da IBM e do Lehman, será focar em companhias maduras ou em estágio médio com modelos de operação já existentes com potencial de expansão internacional. Eles vão também fornecer serviços para a redução de custo operacional de empresas e de como tornar seus negócios mais eficientes.

O Lehman, um dos quatro maiores bancos de investimento independentes dos Estados Unidos, espera se tornar um dos principais investidores na Ásia. A empresa quase dobrou a base de empregados na região, de 1.300 em 2004, para 2.200 em 2005. A IBM fez parceria em mais de 250 novos negócios de capital de risco, nos últimos 18 meses.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame