HP tem queda de receita e estima lucro abaixo do esperado

A companhia também divulgou na noite da véspera estimativas de lucro abaixo das expectativas do mercado

A HP Inc, que abriga os negócios de hardware da Hewlett-Packard para consumidores, teve queda de 14 por cento na receita com vendas de computadores pessoais e impressoras no quarto trimestre fiscal, na pior performance registrada pela empresa no ano encerrado em 31 de outubro.

A companhia também divulgou na noite da véspera estimativas de lucro abaixo das expectativas do mercado, o que fez suas ações despencarem 16 por cento.

"As coisas ficaram piores. Não apenas não melhoraram, como ficaram piores", disse Shebly Seyrafi, analista da FBN Securities.

O presidente-executivo da HP Inc, Dion Weisler, classificou a divisão de impressoras da companhia como um "desafio muito maior" que a de PCs.

A companhia tem cortado preços de impressoras para lidar com competição ferrenha, principalmente vinda das japonesas Canon e Epson.

Entretanto, a redução nos preços, aliada com a valorização do dólar, reduziram o valor da receita vinda de mercados internacionais.

A receita da HP com suprimentos para impressoras como cartuchos de tinta e toners para impressoras a laser caiu 10 por cento no trimestre passado. A venda de suprimentos é responsável pela maior parte do lucro da HP Inc.

Enquanto isso, a unidade de PCs da empresa tem sofrido com a queda das vendas globais do mercado há vários trimestres e pelo lançamento do sistema operacional Windows 10, que não conseguiu apoiar a retomada da indústria.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.