HP acusa ex-executivo de espionagem industrial

Empresa processou o executivo Adrian Jones e afirma que ele roubou centenas de documentos da empresa

São Paulo – O ex-chefe de vendas da Hewlett-Packard na Ásia, Adrian Jones, está sendo processado pela empresa por ter supostamente roubado centenas de documentos e e-mails importantes sobre planos financeiros, dados de vendas e de funcionários da HP. Jones, que trabalha atualmente como vice-presidente sênior para a região da Ásia-Pacífico e Japão da rival Oracle, teria copiado as informações em um dispositivo USB antes de pedir demissão da companhia.

De acordo com a imprensa internacional, a HP já planejava demitir o executivo em fevereiro, depois de ele ser investigado devido ao relacionamento que tinha com uma subordinada e a gastos pouco confiáveis que fez. Na ação, a HP afirma que Jones teria providenciado um aumento de 97% do salário para a funcionária e gastado vários milhares de dólares em visitas a essa pessoa sem motivo profissional aparente.

Antes que a empresa tivesse tempo de agir, o executivo foi mais rápido. Pediu demissão e foi trabalhar na concorrente. O processo foi ajuizado ontem (6/4) na corte superior em Santa Clara, na Califórnia, e exige que os documentos sejam devolvidos e que o executivo pague uma indenização à empresa.

No ano passado, a HP também ameaçou iniciar uma batalha judicial contra seu ex-presidente Mark Hurd, que saiu da empresa após se envolver com uma ex-fornecedora e ser acusado de mudar os relatórios financeiros da empresa para encobrir o relacionamento. Depois de sua renúncia, Hurd foi contratado pela Oracle e, por isso, foi processado pela HP sob a acusação de violar o contrato de sigilo. O caso foi encerrado após a empresa entrar em acordo com seu ex-CEO.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.