Exame Logo

Henderson deixa a presidência mundial da GM

Conselho de administração vinha pressionando executivo a adotar uma posição mais realista sobre a empresa

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

A General Motors anunciou, nesta terça-feira (1º/12), a renúncia de Frederick Fritz Henderson do cargo de presidente-executivo. O posto será ocupado, interinamente, pelo presidente do conselho de administração da montadora, Ed Whitacre. Henderson, um executivo veterano da GM, havia sido indicado em março para a função, quando o governo Obama exigiu a saída de seu antecessor, Rick Wagoner. Antes de presidir a empresa, Henderson ocupara os cargos de diretor operacional e financeiro.

A diretoria executiva da GM pretendia discutir as projeções elaboradas por Henderson para 2010 para elaborar um plano de negócios capaz de reconduzir a empresa à lucratividade, após cinco anos de prejuízos. Os conselheiros vinham pressionando Henderson e os diretores a assumir uma abordagem mais realista que a apresentada pela administração antes que a GM requisitasse a recuperação judicial, em junho do ano passado. O conselho também esperava que Henderson promovesse uma renovação do corpo diretivo da montadora, contratando mais executivos do mercado.

Veja também

Henderson comandou a montadora durante a reestruturação elaborada dentro do plano de recuperação judicial, mas vinha encontrando dificuldades para se desfazer de algumas marcas, como a Saturn, que se encontra agora em liquidação. Na semana passada, a fabricante de veículos esportivos sueca Koenigsegg desistiu de apresentar uma oferta para assumir a Saab. De acordo com o americano The Wall Street Journal, o conselho de administração da GM espera encontrar um comprador para a Saab até o final de dezembro. Caso não haja interessados, a marca também será liquidada.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame