Exame Logo

Gerdau Ameristeel fecha parceria de US$ 104 mi nos Estados Unidos

Joint venture com a Pacific Coast Steel reforçará atuação no setor de corte e dobra de aço

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Gerdau Ameristeel, subsidiária do Grupo Gerdau nos Estados Unidos, fechou uma joint venture com a Pacific Coast Steel (PCS). O negócio também envolve uma controlada da PCS, a Bay Area Reinforcing (BAR). Segundo comunicado, a Gerdau pagará 104 milhões de dólares em dinheiro para deter uma participação majoritária no empreendimento, mas sem ter o seu controle administrativo. O valor inclui a assunção de algumas dívidas de longo prazo da PCS. A transação depende do aval dos órgãos regulatórios dos Estados Unidos e a expectativa é que seja concluída até o final do ano.

Com a transação, a Gerdau reforçará sua atuação no mercado americano de corte e dobra de aço para construção. Juntas, a PCS e a BAR contam com mais de 1 000 funcionários. As empresas mantêm quatro unidades de corte e dobra na Califórnia, distribuídas por San Diego, San Bernardino, Fairfield e Napa. No total, sua capacidade de processamento de aço é de 200 000 toneladas por ano. Recentemente, a PCS foi apontada pela revista especializada Engineering New-Record como a 47º maior empresa de serviços de engenharia e construção dos Estados Unidos, entre as 600 analisadas.

Veja também

Em nota divulgada também nesta quarta-feira (18/10), a PCS afirma que a empresa criada pela parceria também se chamará Pacific Coast Steel. O acordo inclui ainda cláusulas de compra e venda da sociedade a partir do quinto ano de operação.

A Gerdau Ameristeel é a segunda maior siderúrgica da América do Norte, entre as que seguem o mesmo processo de produção, baseado em fornos elétricos. A companhia possui capacidade produtiva anual de mais de 9 milhões de toneladas de produto acabado. A empresa já possui 15 centros de corte e dobra de aço nos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame