Funcionários da Amazon dizem que greves continuarão em 2014

Amazon disse nesta semana que 1.115 funcionários tinham aderido às greves, mas que não houve atrasos

Frankfurt - Os funcionários da Amazon.com na Alemanha planejam continuar com greves no ano que vem, afirmou o sindicato Verdi nesta sexta-feira, dando prosseguimento a uma disputa sobre salários que já dura vários meses.

"Vamos continuar a fazer greves também no próximo ano", disse o representante do sindicato Joerg Lauenroth-Mago. "Mas eu não vou dizer quando e onde exatamente isso vai acontecer." Centenas de trabalhadores em centros de logística da Amazon em Bad Hersfeld e Leipzig estão em greve desde segunda-feira, em ações que deverão ser encerradas no sábado, 21 de dezembro, ameaçando interromper remessas na temporada de compras de Natal.

Alguns funcionários na unidade de Graben também pararam de trabalhar.

A Amazon disse nesta semana que 1.115 funcionários tinham aderido às greves nos três locais, mas acrescentou que não houve atrasos para entregas. A empresa emprega um total de 9.000 funcionários em armazéns na Alemanha, além de mais 14.000 trabalhadores sazonais em nove centros de distribuição.

O sindicato alemão organizou curtas greves este ano para tentar forçar a Amazon a aceitar acordos coletivos de trabalho utilizados por empresas do varejo e de correios como referência para o pagamento em centros de distribuição alemães da empresa.

No entanto, a Amazon tem classificado seus funcionários das cidades de Bad Hersfeld e Leipzig como trabalhadores de logística, e afirma que eles recebem salário acima da média para os padrões desta indústria.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.