Exame Logo

Fraude na indústria farmacêutica preocupa os EUA

Empresas estão sendo acusadas de cobrar mais caro do governo pelos medicamentos. O total de multas poderá chegar a 1 bilhão de dólares este ano

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

Ao mesmo tempo em que se prepara para ampliar os investimentos em saúde, os Estados Unidos enfrentam uma onda de fraudes na indústria farmacêutica, que poderá gerar 1 bilhão de dólares em multas somente este ano. Os promotores vêm investigando 150 casos, envolvendo as principais empresas do setor.

De acordo com as investigações, essas empresas teriam vendido seus medicamentos ao governo por um preço maior daquele cobrado dos distribuidores varejistas. Os promotores alegam que o desconto ao varejo seria uma forma de convencê-los a vender produtos sem prescrição médica.

Veja também

Cerca de seis empresas já foram multadas nos últimos dois anos, segundo The Wall Street Journal. Entre elas estão Pfizer, que no ano passado foi obrigada a pagar 430 milhões de dólares depois de ser considerada culpada por insistir na venda sem prescrição. Este ano, outras três companhias a Serono, a Abbott e a King deverão enfrentar os tribunais.

Peter Keisler, que responde pela unidade de fraudes civis do departamento de Justiça, disse ao jornal americano que, entre as acusações de fraude, a maior parte diz respeito à indústria farmacêutica. "Tanto em número de casos como no montante em dólares", disse Keisler.

Em janeiro, o governo americano irá lançar um novo programa de saúde, o Medicare, que promete elevar drasticamente os gastos com medicamentos. O programa vai fornecer, pela primeira vez, remédicos para mais de 40 milhões de americanos, a um custo estimado de 720 bilhões de dólares nos próximos 10 anos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame