Exame Logo

Falta de documentação atrasa entrega de aviões da Embraer

A Embraer não recebeu a certificação definitiva do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) para seu novo jato modelo 170 por um contratempo inesperado , afirmou nesta sexta-feira (14/11) Luis Carlos Affonso, vice-presidente de Engenharia e Desenvolvimento de Novos Produtos da empresa. Foram constatadas lacunas na descrição do sistema de comandos de vôo eletrônicos (fly-by-wire), responsabilidade da […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Embraer não recebeu a certificação definitiva do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) para seu novo jato modelo 170 por um contratempo inesperado , afirmou nesta sexta-feira (14/11) Luis Carlos Affonso, vice-presidente de Engenharia e Desenvolvimento de Novos Produtos da empresa. Foram constatadas lacunas na descrição do sistema de comandos de vôo eletrônicos ( fly-by-wire ), responsabilidade da americana Honeywell. A documentação de software insuficiente causou o adiamento da entrega de oito aeronaves para Alitalia e US Airways. A falta da certificação definitiva impede o início de operação dos jatos em vôos comerciais.

O contratempo com a certificação forçou a companhia a excluir oito jatos 170 - previstos para serem entregues este ano à Alitalia e à US Airways - de suas previsões de entrega para 2003. Com isso, a previsão total de entregas da Embraer para este ano foi reduzida de 110 para 102 unidades.

Veja também

Não há nenhum problema no fly-by-wire em si, o sistema está desenvolvido, tanto que não vamos repetir ensaios em vôo e os simuladores já estão qualificados para treinamento. O problema é que o software demanda um trabalho extenso de documentação, apenas para comprovação formal , afirmou Affonso em conferência telefônica entre a Embraer e analistas de mercado para a divulgação do resultado trimestral da companhia.

Segundo Affonso, o trabalho remanescente para a obtenção da certificação definitiva é bastante pequeno e localizado num único ponto: a formalização de um software.

Balanço

Foi justamente o número menor de entregas de aeronaves que derrubou em 34% o a receita da Embraer no terceiro trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. Passou de 1,97 bilhão de reais para 1,29 bilhão. O lucro líquido da companhia brasileira também caiu - pela metade - em comparação com 2002: 88,9 milhões, contra 187,8 milhões.

De acordo com o relatório trimestral divulgado nesta sexta-feira (14/11), a Embraer entregou 20 jatos, número um terço inferior ao entregue no terceiro trimestre de 2002.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame