Exame Logo

Evo Morales pede que Congresso boliviano investigue contratos da Odebrecht

Presidente pediu que comissão mista investigue "de maneira transparente" se ocorreu corrupção entre a construtora e antigas autoridades

Odebrecht: empresa construiu estrada de 108 km na região de Santa Cruz a um custo de US$ 75 milhões (Carlos Jasso/Reuters)
A

AFP

Publicado em 2 de abril de 2018 às 19h28.

O presidente Evo Morales solicitou nesta segunda-feira ao Congresso que analise os contratos na Bolívia da construtora Odebrecht , após citações de seu país nas investigações da Lava Jato .

Morales pediu que uma "comissão mista, integrada por deputados governistas e opositores, investigue de maneira transparente se ocorreram atos de corrupção e manipulação envolvendo a Odebrecht eantigas autoridades do nosso país".

Veja também

Segundo a imprensa boliviana, "a investigação realizada no Brasil cita a Bolívia" no caso Lava Jato, o gigantesco escândalo de subornos envolvendo políticos, empresários e estatais.

O ex-presidente boliviano Carlos Mesa (2003-2005) assinalou em seu site que a Odebrecht venceu a licitação para a construção de uma estrada de 108 km na região de Santa Cruz, com financiamento brasileiro, mas a obra não foi executada por problemas na garantia da contrapartida boliviana.

Sucessor de Mesa, o presidente Eduardo Rodríguez Veltzé (2005), retomou o projeto com base em um financiamento da CAF (Corporação Andina de Fomento).

A obra foi entregue em 2009, ao custo de 75 milhões de dólares.

Mesa e Rodríguez Veltzé manifestaram seu pleno apoio à investigação solicitada por Morales.

Acompanhe tudo sobre:BolíviaCorrupçãoEvo MoralesNovonor (ex-Odebrecht)Operação Lava Jato

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame