Negócios

Estados Unidos e Canadá aprovam oferta da Vale à Inco

Órgãos reguladores dos dois países deram seu aval para a eventual compra da canadense pela mineradora brasileira

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

Enquanto luta para convencer os acionistas da mineradora canadense Inco de que sua proposta de compra é melhor que a da americana Phelps Dodge, a Companhia Vale do Rio Doce obteve, nesta sexta-feira (1º/9), uma pequena vitória. Os órgãos reguladores de mercado nos Estados Unidos e Canadá aprovaram a oferta da brasileira à Inco.

O aval foi dado pelo Canadian Competition Bureau e pelas autoridades concorrenciais americanas, baseadas no Ato Antitruste Hart-Scott-Rodino, de 1976. A Vale já havia declarado não esperar resistências das autoridades reguladoras, pois a companhia ainda não atua no mercado de níquel - foco das atividades da Inco.

Se a compra for consumada, a Vale se transformará na maior produtora mundial de níquel e uma das três maiores mineradoras diversificadas do planeta. Além dos ativos da Inco, a companhia contaria também com alguns projetos ainda em fase pré-operacional - o de Onça Puma, no Pará, cuja produção deve começar em 2008; e os de São João do Piauí e de Água Branca, em Goiás, ambos na fase de estudo de viabilidade.

Nesta terça-feira (29/8), o conselho de administração da Inco divulgou nota em que recomenda aos acionistas da empresa que rejeitem a oferta da Vale, em prol da proposta da Phelps Dodge. Para os conselheiros, a Vale só será recomendada, caso realize uma oferta "superior" à da concorrente americana, com a qual a Inco já assinou um memorando de entendimentos sobre uma eventual fusão.

A reunião dos acionistas da Inco, quando os investidores se manifestarão sobre as duas ofertas - a da Vale e a da Phelps Dodge - está marcada para o dia 7 de setembro. A Vale oferece 19,9 bilhões de dólares canadenses (cerca de 17,9 bilhões de dólares americanos) por todos os papéis da companhia. Os americanos dispõem-se a pagar até 18,2 bilhões de dólares americanos. A vantagem da Vale, segundo os analistas, é que sua oferta prevê o pagamento integral em dinheiro e à vista aos acionistas da Inco. A Phelps Dodge, por sua vez, pagaria até 20,25 dólares canadenses por ação, de uma oferta total de 89,67 dólares por papel.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Ele deixou a TI para abrir um plano de saúde com IA. Após 3 anos, o negócio já fatura R$ 30 milhões

PUMA faz investimento histórico em marketing para reforçar posição de marca mais rápida do mundo

The Garage da Nexmuv lança mais uma startup de IA que impulsionará vendas online e no varejo

“Todo negócio que entramos, tivemos sucesso”, diz Lucas Kallas da Cedro Participações

Mais na Exame