Negócios

Época de chuvas acende alerta para a Samarco, diz BHP

A BHP alertou que o início da época de chuvas pode resultar em mais danos ambientais devido à barragem rompida em Mariana (MG)


	Samarco: estação de chuvas pode causar novos movimentos dos rejeitos e resultar em multas para a empresa
 (Christophe Simon/AFP)

Samarco: estação de chuvas pode causar novos movimentos dos rejeitos e resultar em multas para a empresa (Christophe Simon/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2016 às 11h45.

A BHP Billiton, a maior mineradora do mundo, alerta que a época de chuvas iminente no Brasil pode resultar em mais danos ambientais devido à barragem rompida da Samarco, gerando o risco de novas multas e processos judiciais.

Há obras em andamento para reforçar as estruturas da barragem para ajudar a conter os rejeitos antes da chegada da época de chuvas no Brasil, que vai de novembro a abril, informou a BHP na quarta-feira em seu relatório anual.

Novas liberações ou movimentos dos rejeitos poderão resultar em novos danos ambientais e provocar efeitos na viabilidade e no momento de reinício da joint venture Samarco, segundo o relatório.

“Uma grande porção das obras está programada para ser concluída antes do início da próxima época de chuvas”, afirma a BHP em seu relatório.

“Continua havendo potencial, contudo, para uma nova liberação, ou movimento a jusante, de materiais de rejeitos durante essa época, o que pode resultar em reclamações, multas e processos adicionais”.

Pelo menos 19 pessoas morreram e 700 perderam suas casas quando uma barragem de rejeitos se rompeu em novembro passado na Samarco, em Minas Gerais, um incidente descrito pelas autoridades como o pior desastre ambiental da história do Brasil.

A BHP e a parceira de joint Samarco, a Vale, afirmaram em julho que contabilizaram encargos que totalizam mais de US$ 2 bilhões relacionados ao trabalho de limpeza.

O passivo potencial total relacionado aos processos judiciais e às ações de cumprimento “não pode ser estimado de forma confiável neste momento”, afirma a BHP em seu relatório.

A joint venture Samarco foi nomeada em mais de 23.000 pequenas ações, além de ações civis públicas abertas pelas autoridades federais e locais do Brasil, afirma a empresa.

A Vale considera provável a retomada das operações da Samarco no fim do ano que vem, disse o diretor de ferrosos da empresa, Peter Poppinga, em entrevista, neste mês.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasSiderurgia e metalurgiaMineraçãoChuvasSamarcoBHP Billiton

Mais de Negócios

Há 110 anos da mesma família, um dos hotéis mais antigos do país inova para concorrer com gigantes

Iniciativa incentiva mulheres na área de tecnologia em conferência na Califórnia

Maior supermercado de MS nasceu em Dourados e hoje fatura R$ 1,3 bilhão

Do clique ao conserto: a aposta da Porto Serviço para vender direto na busca do Google