Empresas chinesas têm forte desempenho no 4° trimestre
Apesar dos resultados positivos, o fluxo de caixa das companhias segue fraco e os estoques tiveram forte alta no período
Reuters
Publicado em 28 de dezembro de 2016 às 08h48.
Pequim - As empresas chinesas apresentaram um forte desempenho no quarto trimestre, com a contratação em alta e os lucros aumentando, mas as perspectivas para 2017 são incertas, já que o fluxo de caixa permanece fraco e os estoques subiram a um ritmo recorde no final de 2016.
O varejo foi o setor mais forte em termos de receita e lucro no quarto trimestre, segundo um levantamento trimestral com mais de 3.300 empresas da China Beige Book International, embora os investimentos fracos sugiram uma perspectiva de cautela.
O setor de manufatura também melhorou a partir do terceiro trimestre, com 54 por cento das empresas tendo ganhos de receita, lideradas pelos fabricantes de automóveis, segundo a pesquisa, enquanto os setores imobiliário e de commodities permaneceram fortes.
Porém o fluxo de caixa deteriorou-se mais uma vez, à medida que as contas a receber e as contas a pagar pioravam em quase todos os setores.