Exame Logo

Empresa espanhola assume controle da Santista Têxtil

Fusão com a Tavex criará a maior empresa de denim do mundo, com cerca de 10% do mercado

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.

A empresa espanhola Tavex Algodonera, maior produtora de tecido denim - conhecido popularmente como jeans -, assumirá o controle da Santista Têxtil por meio de uma operação de transferência de ações. O acordo foi assinado nesta segunda-feira (6/3) com os atuais controladores da companhia brasileira, a Camargo Correa e a São Paulo Alpargatas. Pelo documento, será criada uma holding para a qual serão transferidas as ações da companhia. A holding será, posteriormente, incorporada pela Tavex, o que lhe garantirá o controle da Santista.

Após a operação, a Camargo Correa deterá 36,7% e a Alpargatas, 22,2% do capital votante total da Tavex. Os demais 41,1% dos papéis continuarão nas mãos dos atuais controladores da companhia espanhola. "Como resultado da integração, o controle direto da Santista Têxtil passará a ser exercido pela Tavex", afirma comunicado enviado à Bolsa de Valores de São Paulo pela própria Santista.

Veja também

Ainda segundo o informe, a união com a Tavex resultará no maior fabricante mundial de denim, com uma participação de mercado de 10% a 15%. Criada em 1846, a Tavex está sediada na cidade de Bergara e possui três fábricas na Espanha, uma no Marrocos e outra no México. Sua receita total equivale a 366 milhões de reais. Entre seus clientes, estão marcas mundialmente famosas, como Zara e Diesel.

Segundo a Santista, a plataforma de operações da Tavex na Europa permitirá à companhia brasileira acessar com maior facilidade os mercados dos Estados Unidos e União Européia.

A conclusão da fusão dependerá da aprovação dos acionistas da companhia espanhola, em assembléia a ser realizada ainda no primeiro semestre. A fusão está prevista para ser concluída até o final de julho deste ano.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame