Negócios

EBay tenta reverter decisão do Tesouro dos EUA de cobrar impostos de usuários

Governo americano defende que usuários que movimentem mais de 5.000 dólares ao ano pelo site devem declarar à receita seus ganhos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

O site de leilões americano eBay resiste aos planos da administração do presidente Bush de cobrar impostos de seus usuários. De acordo com o Tesouro americano, a divulgação de informações sobre os usuários do site que fazem transações de pelo menos 5.000 dólares ao ano poderia render cerca de 2 bilhões de dólares aos cofres do governo.

Um porta-voz do eBay afirma que o site não deve servir de intermediário entre o usuário e o governo. "Acreditamos que isso seja de responsabilidade do vendedor", disse. A empresa afirmou que vai cooperar com as investigações de pessoas específicas, mas que não vai divulgar as vendas de todos os seus clientes voluntariamente.

A medida, que deve entrar em vigor no início de 2008, afetaria apenas os usuários americanos. Mesmo assim, segundo o jornal britânico Financial Times, a receita britânica alertou sobre o risco de multas para os que não declarassem seu ganhos de atividades no eBay.

Para o site americano, a medida não é justa, porque não se aplica a rivais, como o Craigslist. Este site apresenta anúncios classificados, com modelo de negócios diferente do sistema de leilões do eBay.

Avaliado em 47 bilhões de dólares, o eBay possui mais de 200 milhões de usuários registrados e estima que a renda de 4,3 milhões dependem principalmente de negociações através do site.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Com BYD e Huawei, cresce presença de marcas chinesas em Dubai

Booking.com é multado em R$ 2,5 bi por práticas desleais à concorrência na Espanha

WePink inaugura primeira franquia nos Estados Unidos em plano de expansão internacional

Em busca de IA e receita diversificada, Eclipseworks adquire nScreen e projeta R$ 30 mi em 2024

Mais na Exame