Negócios

Diretor executivo do Barclays pede demissão

"O Barclays anuncia a renúncia de Bob Diamond como diretor executivo e diretor do Barclays, com efeito imediato", afirma um comunicado divulgado na Bolsa de Londres

O diretor executivo do banco Barclays Bob Diamond: o primeiro-ministro britânico David Cameron anunciou a criação de uma CPI para investigar o escândalo  (©AFP/Arquivo / Carl de Souza)

O diretor executivo do banco Barclays Bob Diamond: o primeiro-ministro britânico David Cameron anunciou a criação de uma CPI para investigar o escândalo (©AFP/Arquivo / Carl de Souza)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2012 às 08h29.

Londres - O diretor executivo do banco britânico Barclays, Bob Diamond, renunciou ao cargo após o escândalo sobre a manipulação das taxas interbancárias Libor.

"O Barclays anuncia a renúncia de Bob Diamond como diretor executivo e diretor do Barclays, com efeito imediato", afirma um comunicado divulgado na Bolsa de Londres.

Na quarta-feira da semana passada, o Barclays anunciou que pagaria 290 milhões de libras (450 milhões de dólares) de multa para encerrar as investigações sobre a questão das autoridades de regulamentação financeira da Grã-Bretanha e Estados Unidos.

"Estou muito decepcionado porque os acontecimentos da semana passada passam uma imagem do Barclays e de seus funcionários que está muito longe da realidade", afirma Bob Diamond em um comunicado.

O executivo americano, muito impopular na Grã-Bretanha por simbolizar os excessos do mundo das finanças, era alvo das investigações desde a revelação do escândalo.

Na segunda-feira, o presidente do conselho de administração do Barclays, Marcus Agius, pediu demissão para tentar acalmar a situação.

O primeiro-ministro britânico David Cameron anunciou a criação de uma comissão de inquérito parlamentar para investigar o escândalo.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbancos-de-investimentoBarclaysbolsas-de-valoresDemissõesDesempregoEmpresasEmpresas inglesasgestao-de-negocios

Mais de Negócios

A aposta de R$ 500 milhões de uma varejista gaúcha para fazer o maior complexo logístico do RS

'Jurassic Park' brasileiro anuncia novos parques depois de crescer 893% em 2023

Das dívidas aos bilhões: como a Marvel fugiu do colapso com uma estratégia financeira que mudou tudo

A estratégia financeira que mudou o jogo: como a Nintendo fugiu da falência com apenas uma tática?

Mais na Exame