Exame Logo

Diretor da GM renuncia ao cargo após fracasso da aliança

Jerome York é aliado do maior acionista individual da montadora, Kirk Kerkorian, autor do projeto de aliança com a Renault-Nissan

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

Um dos diretores da General Motors (GM), Jerome York, decidiu nesta sexta-feira (6/10) renunciar ao seu cargo na montadora americana. O ex-diretor era aliado de Kirk Kerkorian, o maior detentor individual de ações da GM e quem sugeriu a fracassada aliança com a Nissan-Renault para aumentar a performance da montadora e, conseqüentemente, o valor de suas ações.

De acordo com o americano The Wall Street Journal, Kerkorian indicou que não pretende comprar mais ações da GM. Minutos após a declaração, as ações da montadora americana despencaram. Elas terminaram o dia negociadas a 31,05 dólares, registrando uma queda de 2,08 pontos.

Veja também

Em carta ao diretor-chefe da GM, George Fisher, York disse que apesar de a montadora ter tido sucesso em reduzir o risco de falência a curto prazo, isso não é o suficiente. "Me preocupo com a capacidade do atual modelo da empresa de competir no mercado com os produtores asiáticos", ele disse.

Segundo uma fonte próxima, o ex-diretor frustou-se com a estratégia do presidente da GM, Rick Wagoner, de conduzir sozinho as negociações com a Nissan-Renault. O presidente exigiu o pagamento de bilhões de dólares de compensação ao presidente das duas montadoras, Carlos Ghosn, para formar uma aliança. A GM reitera em um comunicado que a decisão de acabar com as negociações foi unânime e que os planos da empresa têm obtido resultados significativos.

A manobra estabelece uma batalha clara entre a montadora americana e o seu maior acionista individual, que recentemente deu a entender que poderia aumentar sua participação na empresa. O plano fazia parte da tentativa de recuperação da GM, que enfrenta queda no valor de suas ações e lida com o alto custo da sua estrutura.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame