Ofertas do Dia do Orgulho Nerd: como as varejistas atraem o público geek

Desde filmes marcantes para a história do cinema, como a saga Star Wars, à obras da literatura moderna, como O Guia do Mochileiro das Galáxias, o mundo nerd sempre esteve entre nós
Star Wars: museu estelar, no México, faz exposição dedicada a fãs da saga (Museu Estelar/Divulgação)
Star Wars: museu estelar, no México, faz exposição dedicada a fãs da saga (Museu Estelar/Divulgação)
Por Allan GavioliPublicado em 25/05/2022 06:00 | Última atualização em 25/05/2022 11:38Tempo de Leitura: 6 min de leitura

Nesta quarta-feira, 25, é comemorado o Dia do Orgulho Nerd, data que enaltece toda a cultura nerd no mundo.

Veja também:

Magalu compra site Jovem Nerd e reforça aposta em conteúdo

Conheça a história do KaBuM!, o e-commerce nerd que conquistou o Magalu

A trajetória do Jovem Nerd: de hobby à venda ao Magalu

Desde filmes marcantes para a história do cinema, como a saga Star Wars, à obras da literatura que marcaram o imaginário da cultura pop moderna, como O Guia do Mochileiro das Galáxias, o mundo nerd sempre esteve entre nós.

E para aproveitar a oportunidade da data, algumas das principais varejistas do país estão com promoções especiais em produtos que remetam à cultura nerd, com promoções em computadores, artigos eletrônicos, jogos de vídeo game, figuras de ação e mais. Confira:

Magazine Luiza

A Magazine Luiza, desde de o início da semana, iniciou uma rodada de promoções nos mais diversos artigos da cultura nerd. Entre os itens em promoção, destacam-se cadeiras gamers, smartphones, consoles de videogames e computadores.

A Magazine Luiza, especialmente, está investindo forte na comunidade gamer/nerd como um todo. No ano passado, a varejista fez duas importantes aquisições para fortalecer seu nome perante esse público.

Em abril do ano passado, a Magalu comprou o Jovem Nerd, maior portal digital de conteúdo sobre o mundo geek. Fundado em 2002 por Alexandre Ottoni e Deive Pazos, o Jovem Nerd tem mais de 5,5 milhões de inscritos em seus canais no Youtube e os programas já superaram a marca de um 1 bilhão de views na plataforma.

Já no segundo semestre, a varejista apostou de vez no mercado gamer, ao comprar por R$ 3,5 bi a Kabum!, maior e-commerce especializado na venda de produtos eletrônicos (computadores, peças de reposição, notebooks e etc) e periféricos gamers (fones de ouvido, monitores, teclados, cadeiras e etc) do Brasil.

Mercado Livre

O Mercado Livre, e-commerce oficial da CCXP22, maior evento sobre a cultura pop da América Latina, também está com uma gama de promoções oficiais para artigos voltados ao público nerd. No e-commerce, há desde fantasias e camisetas comemorativas de diversas sagas à consoles e videogames.

Todas as promoções podem ser encontradas no site oficial do programa.

Amazon

A Amazon também seguiu essa linha. Desde o início da semana, a varejista começou a chamada Geek Week, com diversos descontos em produtos relacionados a cultura nerd.

Entre os produtos em promoção, destacam-se figuras de ação comemorativas de séries e filmes, como o boneco do Night King, de Games of Thrones, o jogo de peças da marca LEGO ambientado no universo de Star Wars e até mesmo uma coletânea dos livros do autor Arthur C. Clarke, um dos maiores escritores de ficção científica, autor de 2001: uma odisseia no espaço. Todas as promoções podem ser conferidas na página oficial da varejista para os artigos geeks.

Submarino

O Submarino também entrou no jogo dos nerds e está com promoções exclusivas para a data. Na página oficial da varejista sobre a data, é possível encontrar uma série de promoções e descontos exclusivos em uma gama de produtos relacionados a cultura nerd.

No Submarino, é possível filtrar a escolha dos produtos por uma saga preferida, por exemplo. Caso você seja fã apenas da saga Harry Potter, é possível visualizar apenas os produtos dessa saga. Há, ainda, diversas ofertas para produtos relacionados à Marvel, ao universo de Star Wars, Game of Thrones, mangás, entre outros.

A varejista está com 15% de desconto em itens dessas sagas de sucesso, sejam elas filmes, séries e jogos de videogame.

O submarino também oferece gift cards das lojas da Sony, Microsoft Google Play, entre outras. Todas as ofertas da marca podem ser conferidas no site oficial.

Qual a origem do Dia do Orgulho Nerd?

Diferente do que muitos possam pensar, a data não foi escolhida para ser levada a sério de forma total, mas sim para celebrar nomes e personagens da cultura geek no geral.

O dia 25 de maio foi escolhido para a comemoração pelo fato do autor do livro O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams, ter morrido no dia 11 de maio e ter sido homenageado no dia 25 de maio de 2001, fazendo com que milhares de fãs e geeks do mundo inteiro escolhessem a data para celebrar a cultura nerd.

Mundialmente, a primeira comemoração da data ocorreu na Espanha, no dia 25 de maio de 2006. E, desde então, marcas, lojas e empresas tentam se aproximar dessa rica e diversa comunidade.

O que é Dia da Toalha?

O Dia da Toalha, celebrado também neste 25 de maio, é uma homenagem adicional ao Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, graças a um capitulo especifico de seu livro.

Um detalhe importante da história é a importância da toalha para os "viajantes da galáxia", a qual seria útil para as mais variadas e inimagináveis situações.

"A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático. Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc", escreve o autor no capítulo três do livro "O Guia do Mochileiro das Galáxias".

Primeiramente, quando do falecimento de Douglas Adams, fãs do autor queriam encontrar uma forma de homenagear o autor de uma forma leve e divertida, então precisavam de um tema engraçado para sua homenagem.

Como sua mais conhecida obra é O Guia do Mochileiro das Galáxias, e como no livro o autor dedicou um página inteira sobre a toalha e sua importância para os mochileiros das galáxias, decidiu-se então pelo uso da toalha como tema da homenagem.

O consumo do público nerd

Embora seja difícil elencar um padrão de consumo para um público tão diverso, a pesquisa Geek Power, elaborada pela Omelete Company, conglomerado de mídia e entretenimento dedicado à cultura nerd no Brasil, tenta traçar alguns padrões.

De todos os mais de 6 mil entrevistados, cerca de 78% tem até 34 anos, sendo que 58% desses pertencem às classes B e C. Sobre hábitos de consumo, 63% dos entrevistados gastam mais de R$ 100 por mês com entretenimento alinhado à cultura pop.

Basicamente metade dos respondentes, 51%, assinam três plataformas de streaming ao mesmo tempo e 95% afirmam ler dois livros ou HQs (histórias em quadrinho) por mês.

A pesquisa quantitativa foi realizada online e contou com 6.232 entrevistas no fim de 2021. Além do perfil, a análise traz um entendimento sobre tendências do público e as marcas top of mind endêmicas e não endêmicas. “Entender o público geek é fundamental. Eles são um universo à parte, um mar de oportunidade. São pessoas que amam, engajam e vivem a cultura pop de uma forma e intensidade única”, destaca Gustavo Giglio, head of Content for Brands da Omelete Company.