Exame Logo

10 notícias de negócios que movimentaram a semana

De OGX à Apple, um resumo do que aconteceu no mundo das empresas na penúltima semana de novembro

Recuperar é moda (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 25 de novembro de 2013 às 12h01.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h23.

Moda entre as empresas brasileiras, a recuperação judicial fez mais algumas vítimas na última semana. Enquanto a OGX teve o pedido aceito (com ressalvas), o grupo Hermes apelou para a medida. No exterior, Forbes, Carlos Slim e Dubai foram alguns dos assuntos mais lembrados. A seguir, veja um resumo das principais notícias da semana veiculadas por EXAME.com.
  • 2. OGX tem pedido aceito

    2 /10(Sérgio Moraes/Reuters)

  • A 4ª Vara Empresarial do Rio, acatou na última quinta o pedido de recuperação da OGX. Entretanto, as subsidiárias da empresa na Holanda e na Áustria ficaram de fora. A petrolífera pretende recorrer.
    Foi uma semana atribulada para a OGX - que, na segunda, viu a Petronas romper um contrato relativo à Bacia de Campos e na sexta, adiou a divulgação de seu balanço.
  • 3. Hermes em recuperação

    3 /10(Divulgação)

  • E, por falar em recuperação judicial, a Hermes foi outra grande companhia a solicitar o processo. Feito na última terça, o pedido já havia sido antecipado pelo blog Primeiro Lugar, de EXAME.com. A solicitação vem após o fracasso do grupo em vender o site CompraFácil e o acúmulo de 600 milhões de reais em dívidas.
  • 4. O fim de Slim?

    4 /10(Arquivo Pessoal)

    Carlos Slim, um dos homens mais ricos do mundo, pode estar se desfazendo de seu império. A informação foi veiculada pela Forbes. De acordo com a revista, o mexicano teria reduzido sua participação no Inbursa, braço financeiro de seu império - entre outros sinais da aposentadoria.
  • 5. Estrelas no deserto

    5 /10(Reprodução/Youtube)

    Grandes fabricantes do setor de aviação se reuniram nos Emirados Árabes Unidos na última semana para o Dubai Air Show. No encontro internacional, empresas como Embraer e Boeing fecharam a venda de aviões dos modelos Legacy e 777X, respectivamente. Em comum, o interesse das companhias pelo dinheiro dos bilionários árabes.
  • 6. Apple multada nos EUA

    6 /10(Brian Kersey/Getty Images)

    A briga entre Samsung e Apple pelo mercado de smartphones ganhou mais um capítulo nessa semana. Tudo por conta da decisão da justiça americana de multar em 290 milhões de dólares a segunda empresa por violação de patente da primeira. No total, os coreanos da Samsung já arrancaram da Apple quase 1 bilhão de reais em multas.
  • 7. Nokia sem sede

    7 /10(Jens Koch/Getty Images)

    Após ser comprada pela Microsoft, a Nokia anunciou nessa semana que vai deixar sua sede em Espoo, na Finlândia. Na terça, acionistas da companhia europeia aprovaram a venda da unidade de celulares da empresa para os americanos por 7,3 bilhões de dólares.
  • 8. Petrobras e Rolls Royce

    8 /10(Divulgação)

    A Rolls-Royce assinou com a Petrobras um acordo no valor de 138 milhões de dólares. Em troca do dinheiro, a fabricante e distribuidora de sistemas de energia irá fornecer suporte às operações em alto mar da companhia brasileira. O contrato prevê a manuntenção e reparo de equipamentos na Bacia de Campos.
  • 9. Burger Índia

    9 /10(Wikimedia Commons)

    Após fechar parceria com o Everstone Group, o Burger King anunciou que irá começar a operar em breve na Índia. Com 13 mil restaurantes ao redor do mundo, a rede fast food chega ao país de olho nos jovens - que são mais abertos e dispostos a experimentar à alimentação ocidental.
  • 10. McDonalds Gourmet

    10 /10(Getty Images)

    Recentemente, duas lojas do McDonald's nos Estados Unidos ganharam uma cara diferente. No lugar de Big Macs e companhia, as unidades passaram a oferecer sanduíches customizados e serviço diferenciado. Em meio a iPads e garçons bem-vestidos, a experiência pode ser uma tentativa da empresa (em crise) de atingir um público mais adulto.
  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame