Negócios

Com Embratel, Telmex começa consolidação na América Latina

A venda da Embratel para a Telmex é passo decisivo no avanço da empresa mexicana no Brasil e na América Latina. Com a aquisição, a maior empresa de telefonia do México - com 16 milhões de usuários de linhas fixas - ganha a maior rede de transmissão de dados e de internet do Brasil. Era […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A venda da Embratel para a Telmex é passo decisivo no avanço da empresa mexicana no Brasil e na América Latina. Com a aquisição, a maior empresa de telefonia do México - com 16 milhões de usuários de linhas fixas - ganha a maior rede de transmissão de dados e de internet do Brasil. Era o que faltava para complementar sua rede de telefonia celular local, a Claro, e suas redes metropolitanas de fibra óptica adquiridas da AT&T no ano passado.

Nos últimos três anos, a Telmex investiu no Brasil cerca de 4 bilhões de dólares em telefonia móvel e comprou a infra-estrutura da AT&T por 207 milhões de dólares. Com a compra da Embratel, por 400 milhões, o investimento do empresário mexicano Carlos Slim no Brasil pode ultrapassar os cinco bilhões de dólares este ano. Slim também não economiza quando se trata de América Latina: além da rede da AT7T em toda a região, a Telmex comprou recentemente, por 113 milhões de dólares, a Argentina Techtel, uma empresa de fibra óptica e telefonia celular que tem seus negócios concentrados na região metropolitana de Buenos Aires.

Para a Embratel, que enfrentava problemas financeiros, foi "abandonada" pela matriz MCI e vinha perdendo mercado para as operadoras locais tanto nas ligações interurbanas quanto no segmento de transmissão de dados, a chegada dos mexicanos pode ser o caminho mais rápido e eficiente para a recuperação. A Telmex ganhou a disputa pela Embratel, mas o negócio só será fechado depois que a Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) der seu aval o que deve acontecer em um ou dois meses.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Dez mais ricos do mundo perdem US$ 35,5 bilhões em 24h com derretimento de ações tech; Bezos lidera

Brasil pode, pela primeira vez, eliminar um câncer. Entenda

Mars considera aquisição da Kellanova por R$ 154 bilhões, afirma Reuters

Visando o público 45+, a Leve Saúde aposta em plano de saúde a preços mais acessíveis

Mais na Exame