Citroën convoca recall, mas não tem peças para trocar

Em concessionárias de SP, consumidores não estão conseguindo trocar a suspensão dianteira, que pode ter defeitos. Recall foi convocado na segunda-feira

	C3: além dele, C3 Picasso e Aircross foram chamados a recall
 (Citroën/Divulgação)
C3: além dele, C3 Picasso e Aircross foram chamados a recall (Citroën/Divulgação)
L
Luísa MeloPublicado em 10/12/2014 às 11:22.

São Paulo - A Peugeot Citroën convocou, na segunda-feira, recall dos modelos C3 Picasso, Aircross e C3. A suspensão dianteira de alguns desses carros precisa ser substituída porque pode conter defeitos que causariam o deslocamento das rodas. Mas, na tarde desta terça-feira, a peça estava em falta em concessionárias de São Paulo.

Após receber reclamações de consumidores, EXAME.com entrou em contato com cinco lojas autorizadas da marca em diferentes regiões da capital e recebeu de todas a mesma informação: a peça que deve ser trocada ainda não foi encaminhada pela montadora e não há previsão para que isso aconteça.

Para o diretor de fiscalização do Procon-SP, Paulo Menegutti, o caso é inédito e causa estranhamento. "Sempre que qualquer empresa anuncia um recall, é óbvio que ela já tem que ter o produto para substituir ", disse.

Segundo ele, o órgão ainda não registrou queixas sobre o problema. Caso reclamações cheguem até a diretoria, a Peugeot Citroën será notificada a prestar esclarecimentos e poderá ser autuada.

Procurada pela reportagem, a Citroën do Brasil disse, em nota, "que sua rede de concessionárias está preparada, treinada e com peças de reposição à disposição para o desenvolvimento da campanha, com atendimentos sendo realizados desde o seu início". A empresa também "reitera seu compromisso de respeito e bom atendimento" ao consumidor. 

Recall

Precisam ser encaminhados a uma concessionária da marca os modelos C3 Picasso fabricados entre 20 de maio e 20 de dezembro de 2013 com chassis de EB514158 até FB500020; Aircross produzidos no mesmo período e com chassis de EB514624 até FB500030; e C3 fabricados de 19 de junho a 20 de dezembro de 2013, com chassis de EB515509 até FB500028.

Um problema em buchas que ficam no interior da suspensão pode causar fissuras que levariam ao deslocamento das rodas da frente do carro, o que provocaria perda de controle na direção.

Havendo peças para a substituição, os consumidores podem fazer o agendamento no site da Peugeot Citroën ou pelo telefone 0800 011 8088, de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Texto atualizado às 12h22 de 10 de dezembro de 2014.