Exame Logo

Citigroup compra 20% das ações de banco na Turquia

Interessado em se expandir fora dos Estados Unidos, o Citigroup busca parcerias em países emergentes

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

O Citigroup assinou nesta quarta-feira (18/10) um acordo de compra de 20% das ações do Akbank, uma das maiores instituições financeiras da Turquia, por 3,1 bilhões de dólares. A região encontra-se em rápida expansão e é uma porta para o Leste Europeu e o Oriente Médio.

Nos termos do acordo, o Citigroup terá um assento na diretoria de nove pessoas e o direito de fazer a primeira oferta por qualquer ação que o maior investidor do banco turco, o Sabanci Holding, decidir vender. Segundo o americano The Wall Street Journal, foram estabelecidos os primeiros passos para que o Citigroup e o Akbank busquem joint ventures e outras colaborações. "O que tornou a transação particularmente atraente é a nossa colaboração estratégica, o que nos dá oportunidade de aumentar as nossa capacidade de distribuição internacional", diz o presidente do Citigroup, Charles Prince, em comunicado.

Veja também

É o primeiro acordo multibilionário desde a compra do First American Bank do Texas em 2005. A transação reflete o interesse do maior banco do mundo em valor de mercado pela expansão global por meio dos mercados emergentes. O Brasil, a Rússia, o Chile e a Turquia são vistos hoje como as áreas mais atraentes para a expansão do Citigroup pelos seus executivos. No momento, o banco tenta se expandir na Índia e na China. Prince espera que num futuro próximo 60% dos lucros do banco venham de fora. Essa quantia chega hoje a 40%.

O Akbank tem 674 filiais na Turquia, 35,8 bilhões de dólares em recursos e 22,7 bilhões de dólares em depósitos. O Citigroup possui 1,6 trilhão de dólares em recursos. Desde a compra do banco no Texas, o Federal Reserve (Fed - o banco central dos Estados Unidos) proibiu o Citigroup de fazer acordos de compra dentro ou fora dos Estados Unidos até 2006.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame