China assina acordo para comprar 123 helicópteros da Airbus
Divisão da Airbus selou um negócio de US$ 600 milhões para a venda de modelos para companhias chinesas
Da Redação
Publicado em 7 de julho de 2014 às 17h44.
Pequim/Paris - A divisão de helicópteros do grupo Airbus selou um negócio de 600 milhões de dólares nesta segunda-feira para a venda de 123 helicópteros para companhias chinesas durante a visita da chanceler Angela Merkel.
Os pedidos estão sendo realizados por três provedores de serviços de aviação geral chineses, disse a companhia.
O negócio está entre os maiores desde que a China recentemente reduziu restrições de voos de baixa altitude em seu espaço aéreo controlado por militares.
O alívio nos controles alimentou projeções de um forte aumento de pedidos para preencher uma lacuna em um dos mercados mais inexplorados do mundo para helicópteros e aviação geral.
"Nós acreditamos que estes primeiros contratos consideráveis são sinais de que este mercado está começando a decolar", disse o presidente-executivo da Airbus Helicopters, Guillaume Faury.
"Hoje há 350 helicópteros civis voando na China. Na Europa há 10 mil e nos Estados Unidos, 12 mil. O mercado potencial para helicópteros na China é enorme", acrescentou.
A China atualmente compra cerca de 50 helicópteros por ano ante um mercado anual global de 800 helicópteros civis, de acordo com estimativas da Airbus Helicopters, formalmente conhecida como Eurocopter.
Até 2020, a expectativa é de que suas compras quadrupliquem para 200 ao ano e até lá, em vez de 6 a 7 por cento do mercado global, é esperado que alcance 20 por cento da demanda, disse Faury.