Negócios

Camargo Corrêa fecha acordo para comprar líder argentina do cimento

Companhia assinou carta de intenções para comprar todas as ações da Holdtotal, holding que controla a cimenteira Loma Negra, além de uma ferrovia e de uma empresa de tratamento de resíduos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

O Grupo Camargo Corrêa assinou, nesta terça-feira (19/4), um memorando de intenções para comprar a totalidade das ações da holding argentina Holdtotal, que controla a cimenteira Loma Negra, além de uma ferrovia e de uma companhia de tratamento de resíduos. O valor do negócio é 1,025 bilhão de dólares, sendo uma parte referente a dívidas da Holdtotal que serão assumidas pelos brasileiros. "Este é mais um passo na estratégia de internacionalização da Camargo Corrêa", afirma uma pessoa envolvida no processo.

O negócio ainda está sujeito à aprovação das autoridades argentinas devido aos possíveis impactos sobre a livre concorrência em alguns mercados. A Loma Negra, por exemplo, possui nove fábricas e controla 48% do mercado de cimentos da Argentina.

Nas últimas semanas, representantes da Camargo Corrêa estiveram no país vizinho, inspecionando as empresas da Holdtotal. A holding é controlada por Amalia Lacroze de Fortabat, considerada a mulher mais rica do país e viúva do fundador do grupo, Alfredo Fortabat.

O Grupo Camargo Corrêa possui 16 empresas e 33 000 funcionários. Os negócios começaram com a criação de uma construtora em 1939 e se diversificaram. Hoje, o grupo atua nas áreas de engenharia, produção de cimento, siderurgia e metalurgia, entre outros. Atualmente, a empresa mantém apenas uma operação na Argentina, no segmento têxtil, por meio de sua controlada Santista Têxtil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Investida do homem mais rico da Europa, startup faz sucesso usando IA para evitar furtos no Brasil

Riverwood Capital investe R$ 126 mi e quer levar startup mineira de gestão de contratos ao mundo

Oxxo no Rappi: rede de "mercadinhos de bairro" anuncia parceria com app de entrega

Como linhas de crédito para COP vão ajudar Dona Lúcia, cozinheira que mudou o modo de comer no Pará

Mais na Exame