Cade aprova acordo entre Nestlé e Sanofi

Pela parceria, a Sanofi vai distribuir, promover e vender produtos da linha Optifast da Nestlé a drogarias e farmácias no Brasil, com exclusividade

Brasília - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, acordo entre Nestlé Brasil e Sanofi-Aventis Comercial e Logística. Pela parceria, a Sanofi vai distribuir, promover e vender produtos da linha Optifast da Nestlé a drogarias e farmácias no Brasil, com exclusividade.

A Sanofi é uma empresa do Grupo Sanofi, que oferece medicamentos de prescrição, medicamentos isentos de prescrição, genéricos, vacinas de uso humano, produtos de saúde animal, além de terapias no campo da oncologia, diabetes, doenças cardiovasculares, trombose e distúrbios do sistema nervoso central.

A Nestlé, empresa suíça, atua principalmente na produção, comercialização e venda de grande variedade de produtos alimentícios e bebidas. Os produtos da linha Optifast da Nestlé se inserem no segmento de alimentos utilizados em programas de controle de peso, por meio de planos de substituição de refeições, sendo destinado, principalmente, a consumidores com diabetes.

"A Nestlé ainda não atuava nesse segmento no Brasil. A presente operação representa, portanto, a entrada da linha Optifast no Brasil e, consequentemente, a entrada da Nestlé nesse segmento de mercado no Brasil", informa documento do Cade sobre a operação.

Segundo o órgão antitruste, "o negócio acordado é incapaz de gerar quaisquer efeitos anticompetitivos, uma vez que não resulta em qualquer sobreposição horizontal".

O Cade ainda explica que, quanto à integração vertical decorrente da operação, esta afeta parcela mínima do mercado, sem qualquer fechamento dos canais de distribuição. A aprovação do acordo está em despacho da Superintendência-Geral do órgão publicado na edição desta quinta-feira, 23 do Diário Oficial da União (DOU).

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.