Negócios

Black Friday 2023: eletrodomésticos e celulares lideram buscas no Google

Volume de buscas por itens promocionais da data é o maior desde 2019, mostra pesquisa

Black Friday 2023: veja as principais buscas da data (japatino/Getty Images)

Black Friday 2023: veja as principais buscas da data (japatino/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 27 de outubro de 2023 às 10h33.

Última atualização em 27 de outubro de 2023 às 10h34.

A quatro semanas da Black Friday, o apetite dos brasileiros para buscar itens promocionais da data aqueceu em relação ao ano passado. No terceiro trimestre deste ano, as buscas no Google relacionadas ao tema saltaram 114% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo informou a empresa nesta quarta-feira. Esse foi a maior alta para a data desde 2019.

O interesse em eletrônicos lidera a intenção de compras dos consumidores. Em estudo feito pela Offerwise a pedido do Google, os itens dessa categoria estão no topo da lista de prioridades de 69% dos brasileiros, com destaque para:

  • eletrodomésticos (30%)
  • celulares (28%)
  • eletroportáteis (27%)

O estudo, que ouviu 2 mil brasileiros das classes A, B e C, mostra ainda que a compra de celulares, eletrodomésticos, televisão e portáteis é aquela para a qual os brasileiros se planejam com mais antecedência. Enquanto isso, categorias de uso pessoal e dia a dia, em geral, tem média ou baixo antecipação.

Consumidor mais otimista

Entre os segmentos mais desejados para compra, depois de eletrônicos, aparecem:

  • vestuário (53%);
  • beleza e cuidado pessoal (37%);
  • casa (34%);
  • alimentação (27%);

Ao todo, 30 categorias foram avaliadas. Dessas, treze registraram aumento nas intenções de compra, com liderança dos eletrodomésticos, cuja intenção de compra para o período cresceu em 5 pontos percentuais.

A pesquisa também indica um otimismo maior em relação às finanças da casa. A maior parte (68%) diz acreditar que sua situação econômica familiar vai melhorar até o final do ano, ante 45% no ano anterior. Para 24%, a situação deve ficar igual, enquanto 4% acreditam que irá piorar.

Fábio Garcia, líder de negócios para Varejo do Google Brasil, diz o que o aumento da confiança dos consumidores acaba se refletindo nas oportunidades para empresas durante o Black Friday. "Além disso, estamos testemunhando uma diversificação notável nas categorias de produtos buscados, demonstrando que os consumidores estão cada vez mais abertos a explorar novas opções", diz.

A análise interna de dados do Google mostra que o volume de buscas aumentou em 24 categorias de varejo na última semana, em relação ao mesmo período de 2022 e às semanas anteriores. No buscador, o crescimento aconteceu principalmente para suplementos, casa e construção e setor automotivo.

VEJA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:Black Friday 2023Google

Mais de Negócios

Milky Moo: como uma franquia aberta em Goiás virou um negócio de R$ 26 milhões só com milkshakes

Olimpíada corporativa retorna a São Paulo em setembro com o dobro de empresas inscritas

Por que as startups precisam de um programa de compliance?

Do milho aos R$ 20 milhões: ele vendia pamonha na rua e hoje é dono do 'Starbucks do interior'

Mais na Exame