Negócios

BNDES suspende financiamento à Volks

Empréstimo de 497 milhões de reais já estava aprovado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai suspender a concessão de um financiamento já aprovado de 497 milhões de reais à Volkswagen até que a montadora encerre as negociações com os funcionários de uma fábrica em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo.

Seguindo um plano de reorganização no Brasil, a Volks pretende cortar pelo menos 3,6 mil empregos na fábrica de São Bernardo do Campo, decisão não aceita pelos funcionários. Caso a resistência persista, a montadora ameaça demitir até 6,1 mil empregados, o que causaria o fechamento gradual da unidade. Hoje cerca de 8 mil pessoas trabalham na produção e outras 4 mil na administração desta fábrica.

O anúncio da suspensão do financiamento, confirmado pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, foi feito pelo presidente do BNDES, Demian Fiocca, e pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, na tarde desta segunda-feira (28/8), após uma reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e o presidente de recursos humanos da Volks, Josef Fidelis Senn.

A Volks promete uma solução para o impasse nas negociações com os funcionários para esta terça-feira (29/8), quando uma assembléia reunirá os empregados para uma votação sobre as propostas de demissões da companhia. A assembléia está marcada para as 14h30.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

'O fim da taxa das blusinhas é a destruição do varejo nacional', diz fundador da Havan

Taxa da blusinha: ‘É uma grande vitória para o consumidor’, diz CEO da Shein no Brasil

Fim da 'taxa das blusinhas' vai custar empregos no varejo brasileiro, diz CEO da Dafiti

Este biólogo vai faturar milhões com aparelho que promete acabar com incêndios florestais