Exame Logo

BMW vende equipe de F1 para grupo suíço

Dona da Sauber desde 2005, montadora alemã afirma que corridas estão fora da lista de prioridades

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A montadora alemã BMW anunciou nesta terça-feira (15) a venda de sua equipe de Fórmula 1, a Sauber, para o grupo suíço Qadbak Investments, informou o jornal Financial Times. O grupo de investimentos ganhou notoriedade quando comprou o Notts County, o mais antigo time de futebol britânico, que agora joga na segunda liga. O anúncio da venda -- que não teve valor revelado -- coincide com a afirmação da Federação Internacional de Automobilismo que pretende abrir espaço na próxima temporada para o time.

Dona da Sauber desde 2005, em julho a montadora já havia anunciado sua retirada da F1 até o final do ano. A equipe teve uma temporada ruim, mas o diretor da empresa afirmou na ocasião que a BMW abandonaria as competições por conta de uma preocupação ecológica. "De acordo com a nossa estratégia número um, nós estamos continuamente revendo todos os projetos e iniciativas de acordo com a futura viabilidade e sustentabilidade. Nossa campanha de Fórmula 1 é assim menos uma chave promotora para nós", disse ele. No entanto, pressões financeiras vêm se acentuando sobre equipes de montadoras desde que a Honda deixou as competições no começo do ano.

Veja também

O acordo é mais um exemplo da série de mudanças que ocorrem na F1. A Mercedes, dona de 40% da McLaren, estuda a possibilidade de investir na Brawn, equipe surgida da Honda que tem seus pilotos na liderança da competição mundial deste ano. O bilionário britânico Richard Branson, do grupo Virgin, também pode investir na F1. Fontes afirmam que ele poderá adquirir a equipe britânica, que fará sua estréia na próxima temporada.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame