Negócios

Bilionário russo compra parte da Uralkali

Mikhail Prokhorov, empresário da área de metais e ex-candidato da oposição à presidência da Rússia em 2012, fechou negócio em meio a turbulências no setor


	Fertilizantes: bilionário russo compra parte da Uralkali, gigante do setor
 (Rogério Montenegro/EXAME)

Fertilizantes: bilionário russo compra parte da Uralkali, gigante do setor (Rogério Montenegro/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2013 às 11h58.

São Paulo - O Grupo Onexim, do bilionário russo Mikhail Prokhorov, anunciou nesta segunda-feira que comprou 21,7% das ações da OAO Uralkali, gigante de fertilizantes. A cota de ações pertencia a Suleiman Kerimov, que era, até então, o maior acionista, e tinha valor estimado entre 3,5 e 4 bilhões de dólares.

O setor de fertilizantes passa por agitações desde julho deste ano, quando a Uralkali decidiu abandonar um acordo de comércio com a Bielorrússia. A parceria controlava cerca de 40% do comércio mundial de fertilizantes e seu fim levou os preços a uma queda que já beira os 25%.

O fim da parceria enfureceu o governo da Rússia, que tem no comércio de fertilizantes uma das principais fontes de renda de exportação. Os preços eram mantidos altos por meio da restrição da oferta.

O diretor executivo da empresa, Vladislav Baumgertner, anunciou, depois do fim da parceria, que adotaria uma estratégia de aumento de fornecimento, em vez de aumento de preços, para incrementar sua participação no mercado. Ele permanece preso desde agosto deste ano, e membros da Uralkali têm certeza de que o motivo é político.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCartelEuropaFertilizantesRússia

Mais de Negócios

Com novas taxas nos EUA e na mira da União Europeia, montadoras chinesas apostam no Brasil

Na era dos smartphones, ela fez das telas de vidro um negócio de mais de US$ 10 bilhões

Os motivos que levaram a Polishop a pedir recuperação judicial com dívidas de R$ 352 milhões

OPINIÃO: Na lama da tragédia, qual política devemos construir?

Mais na Exame