Exame Logo

BC dá início à pré-qualificação de compradores do Bem

Brasília, 10 de novembro (Portal EXAME) Começou nesta segunda-feira (10/11) o período de pré-qualificação dos potenciais compradores do Banco do Estado do Maranhão (Bem). O prazo O preço mínimo, que será duas vezes o valor do patrimônio de referência, será apresentado no edital de venda a ser publicado no final de novembro. O governo espera […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

Brasília, 10 de novembro (Portal EXAME) Começou nesta segunda-feira (10/11) o período de pré-qualificação dos potenciais compradores do Banco do Estado do Maranhão (Bem). O prazo O preço mínimo, que será duas vezes o valor do patrimônio de referência, será apresentado no edital de venda a ser publicado no final de novembro. O governo espera realizar a privatização em janeiro e o comprador terá de ter capacidade econômico-financeira mínima de 85,78 milhões de reais. A pré-qualificação termina no dia 28/11.

Houve anteriormente duas tentativas de privatização do Bem. Uma em 2000, ainda pelo governo maranhense, e outra em 2001, quando a instituição já estava federalizada. Bradesco e Itaú manifestaram interesse nas duas ocasiões, mas questionaram a necessidade de provisionamento (que consideraram alto), a existência de questões trabalhistas pendentes e a ausência de um fundo de contingenciamento que nesta nova tentativa de privatização será formado com recursos do Programa de Incentivo à Redução da Participação do Setor Público Estadual na Atividade Bancária (Proes). O primeiro preço mínimo do Bem, em 2000, foi de 90 milhões de reais.

Veja também

Todos os questionamentos feitos anteriormente pelos compradores foram removidos , afirmou Antonio Gustavo do Vale, diretor de desestatização do Banco Central.

O Bem lucrou 4,78 milhões de reais no primeiro semestre de 2003. Tem ativos de 758,3 milhões de reais, 90,7 milhões na carteira de crédito, 35,9 milhões em depósitos e patrimônio líquido de 35,4 milhões. O banco conta com uma rede de 76 agências, com 523 funcionários e contrato de prestação de serviços com o governo maranhense até de 31 de dezembro de 2010.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame