Exame Logo

As principais 10 notícias de negócios desta (curta) semana

Começo de ano tem aquisições, anúncio de investimentos e sobe-e-desce de bilionários

Caixa suspende crédito à MRV (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2013 às 06h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h48.

São Paulo – A Caixa Econômica Federal suspendeu a análise e liberação de novos financiamentos para a MRV , depois que a empresa foi incluída na lista suja de trabalho escravo do Ministério do Trabalho. A empresa afirma que já tomou as medidas necessárias para sair da relação. É a segunda vez que a MRV integra a lista.
  • 2. Eike desaba no ranking dos mais ricos

    2 /11(AGNEWS)

  • Eike Batista foi o bilionário que mais “empobreceu” no ano passado, segundo a agência de notícias Bloomberg. O empresário, que chegou a estar entre os dez homens mais ricos do mundo, perdeu 10,1 bilhões de dólares de patrimônio e ocupa, agora, a 75ª posição. Sua fortuna é avaliada em 12,4 bilhões de dólares.
  • 3. Fiat dispara no Brasil, mas patina na Itália

    3 /11(MARCO DE BARI)

  • 2012 foi o melhor ano da Fiat no Brasil, com um aumento de 11% nas vendas. A montadora comercializou 838.000 unidades no país, e liderou o ranking das montadoras, com uma fatia de 23% de mercado. Na Itália, sua terra-natal, as coisas andaram na contramão. A empresa teve o pior desempenho em 33 anos, com uma queda de vendas de 30%.
  • 4. GJP conquista primeiro hotel em São Paulo

    4 /11(GERMANO LUDERS)

    A GJP conquistou seu primeiro hotel na capital paulista, ao vencer a concorrência para administrar, pelos próximos quatro anos, um hotel atualmente gerido pelo Blue Tree. O estabelecimento tem 188 apartamentos e passará a se chamar Prodigy Grand Hotel & Suites Berrini. A GJP pertence a Guilherme Paulus, mais conhecido por fundar a CVC Turismo.
  • 5. OGX começa a produzir no 3º poço de Tubarão

    5 /11

    A OGX , petrolífera de Eike Batista, iniciou a produção no terceiro poço do campo de Tubarão Azul, na Bacia de Campos. A empresa estima que o poço gere cerca de 5.000 barris diários de óleo, mantendo a média extraída nos dois primeiros poços.
  • 6. Avis compra Zipcar por US$ 500 milhões

    6 /11(Divulgação/Zipcar)

    A Avis comprou a Zipcar, líder no mercado americano de compartilhamento de carros , por 500 milhões de dólares. Com o acordo, a locadora entra em um novo mercado, onde o modelo de negócios é baseado em comunidades e permite o aluguel por hora do veículo. Um dos principais alvos da Zipcar é o público de estudantes universitários.
  • 7. Petrobras declara comercialidade de campos do pós-sal

    7 /11(MARCOS DPAULA)

    A Petrobras declarou, nesta semana, a comercialidade de duas áreas no pós-sal da Bacia da Campos, que somam 350 milhões de barris de óleo. A área de Aruanã passará a se chamar campo de Tartaruga Verde, e a de Oliva, Tartaruga Mestiça.
  • 8. Banco do Brasil e Caixa concorrem cada vez mais

    8 /11(ALAN MARQUES)

    O Banco do Brasil e a Caixa, ambos controlados pelo governo federal, já definiram seus alvos para este ano: aumentar a concorrência entre si. O BB quer crescer em crédito imobiliário, área tradicionalmente dominada pela Caixa. Já esta pretende avançar no financiamento de veículos, mercado com forte presença do BB.
  • 9. Santander vai cortar 3.000 vagas na Espanha

    9 /11(ALEXANDRE BATTIBUGLI)

    O Santander deve demitir 3.000 pessoas na Espanha, onde está sediado, como resultado da fusão com uma de suas subsidiárias, o Banesto. Com 110 anos de existência, o Banesto deve ser absorvido pelo Santander e 700 agências devem ser fechadas.
  • 10. Deco, do Fluminense, vira sócio de agência

    10 /11(RENATO PIZZUTTO)

    O jogador Deco, do meio-campo do Fluminense, comprou 30% da agência de mídia digital Frog. O valor da aquisição não foi divulgado, e o dinheiro será usado para expandir as operações da empresa no Nordeste e abrir um escritório em São Paulo.
  • 11. Veja agora

    11 /11(Reprodução)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame