Exame Logo

As 9 notícias de negócio da semana e um presente de natal

Na semana em que a Cyrela entregou o Tietê Plaza Shopping, Walmart, Petrobras e Itaú também foram destaque

O presente de natal (.)
DR

Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2013 às 06h48.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h21.

Esse ano, a Cyrela ganhou presente de natal antecipado. Trata-se do Tietê Plaza Shopping. Após vários adiamentos em função da documentação, o empreendimento foi inaugurado na última quarta. No mesmo dia, a Cyrela anunciou a compra do terreno do Terra Encantada, parque de diversões no Rio - em parceria com a Queiroz Galvão. A seguir, veja outras notícias que movimentaram o mundo dos negócios na última semana.
  • 2. Blackberry: prejuízo de US$4bi

    2 /10(Mark Blich/Reuters)

  • Se a Cyrela teve motivos para comemorar durante a semana, mesma sorte não teve a Blackberry. A fabricante canadense de smartphones anunciou na última sexta um prejuízo de 4,4 bilhões de dólares. Mal das pernas há tempos, a companhia tem sido apontada como um exemplo de fracasso.
  • 3. Vale vende Norte Energia

    3 /10(Paulo Santos/Reuters)

  • Na quinta, a Vale anunciou a venda de 49% de sua participação na Norte Energia por 206 milhões de reais. A mineradora era dona de 9% da companhia - que foram divididos com a Cemig GT. Em breve, a Vale deve anunciar também a venda de metade de sua participação no corredor logístico de Nacala, em Moçambique. É aguardar para ver.
  • 4. OGX anuncia 2 poços

    4 /10(.)

    Ex-OGX, atual OGP, a petroleira criada por Eike Batista informou na última quarta que iniciará em maio a operação em dois poços do campo Tubarão Martelo, na Bacia de Campos. A previsão de produção é de 30 mil barris por dia. Na sexta, a CVM fixou em 10 de janeiro o prazo para Eike se defender de acusações relativas à EBX.
  • 5. Petrobras: só alegria

    5 /10(Divulgação/Endeavor)

    A semana foi de boas notícias para a Petrobras. A companhia localizou petróleo nas águas profundas da Bacia de Potiguar (RN) e nas águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe-Alagoas. Além disso, a etroleira anunciou a comercialidade dos campos de Carioca, Franco e Tupi. Só alegria.
  • 6. Abilio Diniz a 100 por hora

    6 /10(LAILSON SANTOS)

    " Nunca tenho pressa, mas ando sempre em alta velocidade ", afirmou Abilio Diniz em evento na última segunda. Sua antiga empresa, o Grupo Pão de Açúcar também foi destaque da semana. Menos monáquica e mais republicana após a saída de Abilio, a companhia informou que pretende abrir 640 lojas até 2016.
  • 7. Magazine Luiza compra 15 lojas

    7 /10(Paulo Fridman/Bloomberg)

    Dona do Ponto Frio e das Casas Bahia, a Via Varejo vendeu 15 de suas lojas para a Magazine Luiza na última quarta. Orçado em 10,9 milhões de reais, o negócio envolve 13 unidades em São Paulo e duas localizadas em Minas Gerais. Com as aquisições, a varejista paulista pretende reforçar sua estratégia de se consolidar nos mercados em que opera.
  • 8. Walmart demite seis

    8 /10(Reprodução/Street View)

    A coisa não anda nada fácil para o Walmart Brasil. Na terça, a rede varejista demitiu seis de seus diretores. Em meio a revisão de seus processos internos, a companhia afirmou em nota que redefiniu suas áreas administrativas - o que resultou no corte de funcionários. Marketing, comercial e a divisão especial (que cuida de farmácias e postos de combustíveis) estão entre setores mais afetados.
  • 9. Itaú compra Citi uruguaio

    9 /10(ITACI)

    O Itaú Unibanco foi autorizado a transferir para si os ativos do Citibank uruguaio, na última fase de aquisição iniciada há seis meses. Ao todo, a instituição conta com mais de 60 milhões de dólares em ativos brutos e cerca de 265 milhões em depósitos. De acordo com documento sobre a operação, a venda não vai afetar o funcionamento do banco.
  • 10. Saab ganha guerra dos caças

    10 /10(Getty Images)

    A Saab, fabricante sueca de aviões, foi anunciada na última quarta como fornecedora de 36 caças para a FAB. A escolha dá fim a conversações que duraram 13 anos e envolveram várias companhias - como a francesa Dassault e a americana Boeing. A última, por sinal, soltou uma nota lamentando a escolha do governo brasilero. Paciência, amigos.
  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame