Exame Logo

As 10 principais notícias de negócios desta semana

Além das empresas do grupo EBX, de Eike Batista, a BlackBerry, Natura e Adidas também estiveram em evidência nesta semana. Veja, a seguir, o que foi notícia:

O que foi notícia, além do Eike (Fernando Cavalcanti/EXAME)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de novembro de 2013 às 06h48.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h24.

São Paulo – Como era de se esperar, o empresário Eike Batista foi um dos nomes mais citados durante esta semana em negócios.Após anunciar recuperação judicial da petroleira OGX na semana anterior, agora, outra empresa do grupo EBX , a OSX , poderá entrar com o pedido na justiça a qualquer momento.Além dos muros do ex-império X, outras empresas também movimentaram o noticiário de negócios. A BlackBerry desistiu de ser vendida e substituiu o diretor-presidente da companhia. O Twitter estreou na bolsa de valores com números surpreendentes. Por trás de sua entrada, está Jimmy Lee, um dos grandes nomes de negociação do J.P.Morgan . Confira, a seguir, as principais notícias da semana:
  • 2. - Eterna novela do Eike Batista

    2 /11(FERNANDO FRAZAO)

  • Longe de chegar ao fim, a novela envolvendo as empresas de Eike Batista teve outro capítulo esta semana. Após anunciar a recuperação judicial, a OGX propôs a mudança de nome da petroleira para Óleo e Gás Brasil S.A.

    Além disso, o grupo EBX estuda unir as operações das endividadas OGX, companhia de petróleo, e da OSX, empresa de construção naval. A fusão entre os dois negócios faz parte das alternativas do grupo para reestruturar as companhias.

    Ainda envolvendo a OGX, a reportagem do jornal Folha de S. Paulo apontou na terça-feira que a companhia omitiu dos investidores que o campo
    Vesúvio
    não seria capaz de produzir e comercializar petróleo de boa qualidade.

    Já com a OSX, a situação também não está nada favorável ao empresário.

    Mesmo depois de conseguir obter refinanciamento de 400 milhões de reais com a Caixa e o Banco Santander, a companhia de construção naval poderá entrar a qualquer momento com o pedido de recuperação judicial.
  • 3. - Venda da BlackBerry fracassa e presidente cai

    3 /11(Valentin Flauraud/Reuters)

  • A BlackBerry anunciou na segunda-feira o cancelamento da venda da companhia.

    Por meio de comunicado oficial, a empresa afirmou que deve receber um investimento de 1 bilhão de dólares do fundo Fairfax Financial e outros apoiadores.

    Além disso, o documento oficial também anunciou a saída de Thorsten Heins, diretor-presidente, do comando da fabricante de celular .

    John Chen foi indicado para assumir o cargo e deve exercer a função até que a companhia encontre um novo executivo para a função.
  • 4. - TaylorMade, a grife de golfe da Adidas que a chuva afundou

    4 /11(Reprodução/Facebook)

    Chuvas do verão americano afundaram o balanço da TaylorMade, grife da Adidas que comercializa itens de golfe.

    A empresa registrou queda de 25,8% nas vendas líquidas e a maior redução de faturamento do grupo no terceiro trimestre, apesar da receita total ter atingido 210 milhões de euros.
  • 5. - Jimmy Lee: o nome por trás da estreia do Twitter na bolsa

    5 /11(Ognen Teofilovski/Reuters)

    Na quinta-feira a rede social Twitter estreou na bolsa de valores de Nova York com números acima do esperado. Após sete anos no mercado, a operação poderá ser a segunda maior abertura de capital de uma empresa de internet nos Estados Unidos, ficando atrás, apenas, do Facebook. O nome por trás desta façanha? James B. Lee Jr, o Jimmy Lee, como é informalmente chamado.
    Lee é um dos principais nomes do mercado financeiro, conhecido por estar à frente de operações há mais de 30 anos. Muitos até o creditam como o “arquiteto do mercado de empréstimo sindicalizado”.Atualmente, é um dos principais e mais respeitados executivos do J.P.Morgan.
  • 6. - Pirelli investirá mais de 400 mi de euros na América do Sul

    6 /11(Drew Gibson/Getty Images)

    A Pirelli anunciou na quarta-feira seu plano industrial para os próximos quatro anos e, entre os objetivos propostos, está o investimento de até 1,6 bilhão de euros. Segundo comunicado divulgado pela Pirelli, a América do Sul deve receber cerca de 410 milhões de euros do total que será aportado pela empresa.Na região, a Pirelli possui sete unidades em operação, sendo cinco delas no mercado brasileiro.
  • 7. - McDonald’s vende mais de US$ 400 mi em três meses no Brasil

    7 /11(Getty Images)

    A Arcos Dorados, maior franquia do McDonald’s no mundo, somou lucro de quase 20 milhões de dólares no terceiro semestre. No Brasil, a operação da rede atingiu 444,5 milhões de dólares em vendas.O mercado brasileiro representou 44% do faturamento total da companhia, que registrou 1 bilhão de dólares de receita no período.Atualmente, a Arcos Dorados tem quase 2.000 restaurantes, 2.157 dessert centers e 344 unidades de McCafé em operação nos 20 países onde atua. No Brasil, a rede possui 762 unidades funcionando.
  • 8. - Habib’s quer abrir 1000 lojas da Box 30 em 10 anos

    8 /11(.)

    A Box 30, casa de salgadinhos do Habib’s , quer alcançar a marca de 1000 lanchonetes em um período de 10 anos.

    O plano foi anunciado por Alberto Saraiva, fundador da companhia, em entrevista coletiva na sede da empresa no bairro do Morumbi, em São Paulo, na manhã de terça-feira.

    De acordo com Saraiva, a menor demanda de espaço torna a meta possível de ser alcançada pelo grupo - que está animado com o desempenho das 12 lojas da marca já abertas, concentradas no estado de São Paulo.
  • 9. - A Natura que se cuide, pois a Avon já está levando a melhor

    9 /11(Scott Eells/Bloomberg)

    De acordo com relatório da corretora Brasil Plural, a Avon pode estar ameaçando o lugar da Natura no mercado de cosméticos brasileiro.

    Em relatório recente, os analistas Guilherme Assis e Ruben Couto indicam que a empresa americana está levando a melhor em termos de vendas e revendedores e pode sair ganhando na briga pelo setor de cosméticos no Brasil.
  • 10. - HP anuncia novo presidente para suas operações no Brasil

    10 /11(Divulgação)

    A HP trocou o comando da companhia no Brasil. Agora, Luciano Corsini responderá como presidente da empresa, no lugar de Oscar Clarke. Segundo comunicado da HP, a mudança faz parte de uma reorganização da unidade de negócios.

    Corsini está na HP desde 2010, mas acumula experiência de mais de três décadas no setor de tecnologia. Entre os anos de 2002 e 2004, ele também atuou como diretor de negócios e outsourcing na antiga divisão de serviços da empresa.
  • 11. Aproveite e veja também: as 24 maiores receitas dos clubes de futebol no Brasil

    11 /11(Toru Hanai, Reuters)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame