Exame Logo

As 10 principais notícias de Negócios da semana

Reveja os fatos que marcaram a última semana de fevereiro. A possível venda de empresas X e o prejuízo recorde da Vale estão entre elas

Eike e a venda das empresas X

Tatiana Vaz

Publicado em 2 de março de 2013 às 08h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h43.

Durante todo o mês, boatos sobre possíveis vendas de fatias das companhias X circularam no mercado, fazendo com que as ações das empresas do bilionário brasileiro Eike Batista caíssem na bolsa. As notícias era de que um pedaço da OGX, braço petrolífero do grupo EBX, estaria sendo negociado com a estatal da Malásia - Petronas. Também neste mês, a empresa de energia do grupo de Eike Batista, MPX, passou a ser foco das especulações de possível venda. Depois das ações despencarem com os boatos, o empresário afirmou que "até o momento" não há proposta.
  • 2. Vale tem prejuízo histórico

    2 /11(Divulgação)

  • O prejuízo de 5,62 bilhões de reais no quarto trimestre de 2012 da Vale não foi apenas o pior resultado trimestral dos últimos dez anos da história da companhia. Foi também o terceiro maior prejuízo nominal em um trimestre entre as empresas de capital aberto do Brasil, segundo levantamento feito pela Economática. A consultoria acompanha os demonstrativos financeiros das empresas de capital aberto desde o ano de 1986 e divulgou uma lista com os 10 maiores perdas nominais no trimestre – liderada pela perda de 7,42 bilhões de reais do extinto Banco NACIONAL, acumulada de outubro a dezembro de 1995.
  • 3. Ambev dobrará produção de Budweiser

    3 /11(Divulgação)

  • Dos três bilhões de reais que a Ambev pretende investir neste ano no país, boa parte já tem destino certo: dobrar a produção da marca premium de cerveja Budweiser no Brasil. O objetivo é apostar no aumento de vendas do produto de maior valor agregado que vem ganhando participação no mercado brasileiro. Segundo Nelson Jamel, vice-presidente de finanças da companhia, as marcas premium vem ganhando maior importância no negócio nos últimos anos. Em 2010, esses produtos representavam 4% do volume total de cervejas vendidas pela Ambev, fatia que subiu para 6% em 2012.
  • 4. GM investe R$ 350 mi em SC

    4 /11(Bill Pugliano/Getty Images/AFP)

    Na quarta-feira, uma fábrica de motores e cabeçotes foi inaugurada pela montadora General Motors em Joinville, Santa Catarina, por um investimento estimado em 350 milhões de dólares. A nova unidade, com capacidade instalada de 120.000 unidades de motores por ano, já entrou em operação e a estimativa de faturamento é de 250 milhões de reais. A unidade irá produzir os motores SPE/4 1.0L e 1.4L que equipam os modelos Onix e Prisma, destinados a suprir a linha de produção nas fábricas da GM em Gravataí (RS) e Rosário (Argentina).
  • 5. Embraer fornecerá aviões aos EUA

    5 /11(Divulgação)

    A Embraer vai fornecer 20 aviões leves de apoio para a Força Aérea norte-americana que serão utilizados em missões no Afeganistão. A companhia brasileira venceu disputa de fornecimento com a norte-americana Hawker Beechcraft. O negócio de 428 milhões de dólares, o primeiro da empresa brasileira com as Forças Armadas norte-americanas, será feito em parceria com a norte-americana Sierra Nevada.
  • 6. Vivendi e a venda da GVT

    6 /11(Kiko Ferrite/EXAME.com)

    Depois de ter recebido apenas ofertas com preços aquém ao esperado, de 7 bilhões a 8 bilhões de euros, a francesa Vivendi pode congelar a venda de sua companhia brasileira de telefonia e internet de banda larga, a GVT, segundo informações da Reuters. No páreo sobraram apenas duas companhias interessadas: a provedora de televisão via satélite americana DirecTV, com a oferta de 7,9 bilhões de dólares, e um consórcio de companhias de private equity liderado pela KKR , com a oferta de 5 bilhões de euros.
  • 7. Nextel Brasil fatura menos

    7 /11(Divulgação)

    A Nextel Brasil faturou 554,4 milhões de dólares a menos em 2012 comparado ao ano anterior e registrou uma receita operacional de 2,902 bilhões de dólares. A receita de serviços da operadora foi de 2,765 bilhões de dólares no ano, valor 537,7 milhões de dólares menor em relação ao ano anterior.
  • 8. Caoa faz nova oferta pelo BVA

    8 /11(Divulgação)

    Carlos Alberto de Oliveira Andrade, dono do grupo Caoa, não desistiu de comprar o banco BVA, que sofreu intervenção do Banco Central em outubro do ano passado. O empresário teria feito uma proposta ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para adquirir com desconto de 65% os 1,3 bilhão de reais que o fundo aportou no banco. Existe também a opção de Andrade pagar metade do crédito, só que em um prazo mais longo.
  • 9. Groupon decepciona e demite CEO

    9 /11(Scott Olson/Getty Images)

    O Groupon registrou aumento de 30% de sua receita, que ficou em 638,3 milhões de dólares no quarto trimestre, frente a 492,2 milhões de dólares no mesmo período em 2011.Mas mesmo a melhora das vendas não animaram muito nem o mercado, que esperava um crescimento ainda maior, nem a própria empresa em relação ao seu desempenho futuro. No mesmo dia da apresentação, o Groupon demitiu o presidente-executivo Andrew Mason, por ele não ter conseguido reverter a queda do preço das ações da empresa e a gradual erosão do negócio de promoções diárias.
  • 10. Telefônica e a baixa contábil

    10 /11(©AFP/Archivo / Dominique Faget)

    A Telefónica decepcionou o mercado ao apresentar, nesta semana, resultado abaixo que o esperado para o ano de 2012. O lucro de o lucro líquido da companhia em 2012 somou 3,93 bilhões de euros foi prejudicado por sofrer baixas contábeis de 2,5 bilhões de euros em áreas que incluem negócios na Irlanda e participação na Telecom Italia.
  • 11. Agora, reveja os fatos que marcaram o mês

    11 /11(Getty Images)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame