Exame Logo

As 10 notícias de negócios mais importantes da semana

Resultados de empresas, troca de presidentes, fusão e processo judicial estão entre os destaques da semana no mundo dos negócios

Publicis e Omnicom criam maior gigante da publicidade do mundo (Bloomberg)

João Pedro Caleiro

Publicado em 3 de agosto de 2013 às 08h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h30.

No último domingo, nasceu a Publicis Omnicon, a maior empresa de publicidade do mundo, com valor de mercado de 35 bilhões de dólares. Ela é fruto da "fusão de iguais" entre a americana Omnicon, ex-segundo lugar do ranking, e a francesa Publicis, ex-terceiro lugar, que estavam em negociações já havia seis meses. O acordo ainda precisa ser aprovado pelas autoridades regulatórias e foi criticado pela britânica WPP, que perdeu a liderança entre as maiores.
  • 2. Itaú tem maior lucro entre os bancos privados no 1º semestre

    2 /10(Alexandre Battibugli/EXAME)

  • O Itaú Unibanco divulgou nesta terça-feira seus resultados financeiros do primeiro semestre de 2013. O lucro de 7,2 bilhões de reais foi o maior já registrado por um banco privado do Brasil na história, de acordo com a Economatica. O banco está nas quatro primeiras posições do ranking geral dos maiores lucros dos bancos em um semestre na história do país.
  • 3. Ambev anuncia lucro decepcionante no trimestre

    3 /10(Germano Lüders/EXAME.com)

  • A Ambev divulgou nesta semana resultados que ficaram abaixo das expectativas divulgadas por bancos e corretoras. A empresa teve lucro líquido de R$ 1,882 bilhão no trimestre, uma queda de 2,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, apesar da receita ter crescido 8,3% e atingido R$ 7,5 bilhões. O volume de vendas caiu 1,6% no semestre. Apesar do diagnóstico de que o mercado deve ficar estável ou até cair, a empresa pretende atingir 3 bilhões de reais em investimentos até o fim do ano.
  • 4. Banco do Vaticano divulga seu primeiro balanço

    4 /10(Alessia Pierdomenico/Bloomberg)

    O Instituto para Obras da Religião (IOR), mais conhecido como Banco do Vaticano, divulgou nesta semana o primeiro balanço financeiro de sua história. Notória pela sua falta de transparência e acusada de participar de esquemas de lavagem de dinheiro e fraude, a instituição colocou no ar um site e um balanço de cinco páginas. Ele aponta um lucro líquido de 86,6 milhões de euros em 2012, um aumento de 327% sobre o fechamento de 2011. O número de clientes caiu de 21.134 para 18.900 de um ano para o outro,
  • 5. Crise da OSX leva a 900 demissões na Techint

    5 /10(Divulgação)

    A crise nas empresas de Eike Batista já está começando a afetar seus parceiros. Nesta semana, foi divulgado que a filial da Techint em Pontal do Paraná demitiu cerca de 900 dos seus 3 mil funcionários após o cancelamento da encomenda de uma das plataformas que estava sendo construída para um estaleiro. A subsidiária do grupo argentino havia fechado uma parceria com a OSX no início de 2011 para desenvolver duas plataformas fixas. No início de julho deste ano, a OSX anunciou a interrupção na construção de uma delas.
  • 6. Sindicato pede intervenção de Dilma na crise da Rede TV!

    6 /10(Fabiano Accorsi)

    O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiofusão e Televisão no Estado de São Paulo protocolou nesta sexta-feira uma carta pedindo a intervenção da presidente Dilma na crise da Rede TV. A entidade diz que a situação da emissora é caótica e que a maioria das pendências está ligada aos salários e obrigações tributárias dos funcionários. Não é a primeira vez que a Rede TV! aparece com problemas - no ano passado, ela perdeu o programa "Pânico" para a Band após atrasar por quatro meses o pagamento dos salários de todos os participantes.
  • 7. GM anuncia novo presidente no Brasil

    7 /10(Getty Images)

    Santiago Chamorro, diretor-geral de vendas, serviços e marketing da General Motors desde maio de 2012, passou a ocupar nesta quinta-feira a presidência da empresa no Brasil. É a primeira vez que a filial brasileira é dirigida por um executivo que já atuava no país. Santiago é colombiano, formado em Economia, tem 43 anos, está na GM há 20 e é o quarto executivo a assumir o comando da empresa no país em três anos. Entre as quatro maiores fabricantes, a GM foi a que mais cresceu em vendas no Brasil nos primeiros sete meses de 2013.
  • 8. MTV deixa Abril e vai para TV paga

    8 /10(Andrew Harrer/Bloomberg)

    A partir de outubro, a MTV deixa o sinal aberto e vai para a TV paga sob novo comando. Depois de 23 anos pertencendo ao Grupo Abril, a marca foi devolvida para o conglomerado de mídia norte-americano Viacom, que afirma que a nova MTV terá 350 horas de programação local, além de conteúdo internacional dublado em português.
  • 9. Oppenheimer processa JBS por ativos da Frangosul

    9 /10(©AFP / Orlando Kissner)

    Os fundos Oppenheimer anunciaram esta semana que estão processando a brasileira JBS por ter arrendado os ativos da falida Frangosul em maio do ano passado sem assumir dívidas ou pagar credores. O fundo alega que a JBS é a incorporadora de fato da Frangosul, e que a planta arrendada de Passo Fundo havia sido objeto de alienação fiduciária no acordo referente aos 75 milhões de dólares que a Doux Frangosul deve para o Oppenheimer.
  • 10. Sócios repassam NetMovies para funcionário

    10 /10(Germano Lüders/EXAME.com)

    A Ideiasnet, Tiger Global e Daniel Topel desistiram da operação da NetMovies. De acordo com informações do jornal O Estado de São Paulo, o negócio foi repassado para um funcionário da empresa sem que os sócios recebessem nada por isso. A companhia teve uma expansão acelerada, mas já enfrentava dificuldades desde o ano passado.
  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame