Exame Logo

As 10 notícias de negócios mais importantes de março

Aquisições, balanços que frustaram os investidores, novidades entre os mais ricos; veja o que foi destaque no mês que termina

No topo do Brasil (Sergio Lima/FolhaPress/Veja)
DR

Da Redação

Publicado em 31 de março de 2013 às 09h34.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h40.

Jorge Paulo Lemann é o novo homem mais rico do Brasil, segundo o tradicional ranking dos bilionários da Forbes. Junto com seus inseparáveis sócios Marcel Telles e Beto Sicupira, Lemann é dono, entre outros, da AB Inbev e do Burger King. Segundo a Forbes, sua fortuna é de 17,8 bilhões de dólares - a 33ª maior do mundo.
  • 2. Eike perde US$ 2 milhões por hora

    2 /10(Exame)

  • Eike Batista despencou da 7ª para a 100ª posição no ranking dos bilionários da Forbes. Segundo a revista, sua fortuna encolheu ao ritmo de 2 milhões de dólares por hora, no último ano, passando de 30 bilhões para 10,6 bilhões.
  • 3. André Esteves vai salvar Eike?

    3 /10(Germano Lüders/EXAME.com)

  • O banqueiro André Esteves, fundador do BTG Pactual, é o novo parceiro estratégico de Eike Batista. Um acordo assinado nesta semana prevê que o BTG forneça aconselhamento financeiro, avalie linhas de crédito e, eventualmente, invista em projetos da EBX, de Eike.
  • 4. Perdas das empresas X dobram

    4 /10(Divulgação)

    A safra de balanços encerrada neste mês deixou um gosto amargo para as empresas do Grupo EBX, de Eike Batista. Segundo a consultoria Economática, as companhias X listadas em bolsa viram suas perdas saltarem de 1 bilhão de reais, em 2011, para 2,5 bilhões no ano passado.
  • 5. Vale tem prejuízo histórico

    5 /10(Divulgação Vale Canadá)

    O prejuízo de 5,62 bilhões de reais no quarto trimestre de 2012 da Vale não foi apenas o pior resultado trimestral dos últimos dez anos da história da companhia. Foi também o terceiro maior prejuízo nominal em um trimestre entre as empresas de capital aberto do Brasil, segundo a consultoria Economática.
  • 6. Embraer fornecerá aviões aos EUA

    6 /10(Divulgação)

    A Embraer vai fornecer 20 Super Tucanos para a Força Aérea americana. Os aviões serão utilizados em missões no Afeganistão. A companhia  venceu disputa de fornecimento com a americana Hawker Beechcraft. O negócio soma 428 milhões de dólares.
  • 7. O maior contrato da aviação

    7 /10(Yasuyoshi Chiba/AFP)

    A Airbus fechou o maior contrato da história da aviação civil, com o pedido de 234 aviões A320 para a companhia indonésia de baixo custo Lion Air. O pedido inclui 109 aviões A320 Neo, a futura versão ecológica da aeronave, 65 aviões A321 Neo e 60 A320, o modelo atual, por um total de 18,4 bilhões de euros.
  • 8. Slim na mira do México

    8 /10(Edgard Garrido/Reuters)

    O governo mexicano quer acabar com o que considera um "monopólio" no setor de telecomunicações do país. Um projeto de lei enviado ao Congresso propõe maior abertura do setor, o que atingiria em cheio Carlos Slim, o homem mais rico do mundo, cuja fortuna é baseada na América Móvil, que controla 80% da telefonia local.
  • 9. Lemann compra 20% da Diletto

    9 /10(Divulgação)

    Jorge Paulo Lemann comprou cerca de 20% da sorveteria Diletto por mais de 100 milhões de reais. O plano é fazer da marca uma concorrente da Häagen-Dazs, e quase dobrar seu faturamento para 50 milhões de reais até o final deste ano. O nome do comprador da companhia foi revelado pela coluna Primeiro Lugar, da edição 1033 de EXAME.
  • 10. Veja agora

    10 /10(Alex Wong / Getty Images)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame