Exame Logo

As 10 notícias de negócios e economia que você precisa ler nesta segunda

Resultado trimestral do Bradesco supera expectativa do mercado; Carrefour estuda divisão em três unidades

País descumpre meta fiscal cheia em 2010 (Antônio Cruz/ABr)

Diogo Max

Publicado em 31 de janeiro de 2011 às 13h19.

Aqui estão as principais notícias de negócios e economia do dia até ag:

1 - Resultado trimestral do Bradesco supera expectativa do mercado. O Bradesco registrou lucro líquido de 2,987 bilhões de reais nos três últimos meses de 2010. O resultado representa um crescimento de 37% em relação ao valor obtido no mesmo período de 2009. Esse é o terceiro maior lucro da história do banco.

2 - Carrefour estuda divisão em três unidades, diz jornal
. Acionistas da rede varejista francesa Carrefour estão considerando a divisão da companhia em três unidades listadas em bolsa para elevar o valor do investimento, segundo reportagem do jornal Le Figaro.

3 - País descumpre meta fiscal cheia em 2010. O setor público consolidado brasileiro registrou superávit primário de 10,853 bilhões de reais em dezembro, o melhor resultado para o mês desde o início da série, em 2001, informou o Banco Central. O saldo, contudo, foi insuficiente para garantir o cumprimento da meta cheia fixada para 2010, equivalente a 3,1 por cento do PIB, e o governo terá de usar a prerrogativa de excluir das contas parte dos investimentos feitos no PAC.

4 - Embraer realiza venda para a ucraniana Dniproavia.
A Embraer e a Dniproavia, uma empresa da Aliança Ucraniana de Aviação, fecharam um acordo, hoje, para a entrega de dez jatos Embraer 190, com opções para outras cinco unidades. O valor total do negócio, referido a preço de lista, é de 400 milhões de dólares, com base nas condições econômicas de janeiro de 2010, e pode chegar a 600 milhões de

5 - Positivo tem recorde de vendas, mas registra queda em receita. A Positivo Informática, maior fabricante de computadores do Brasil e líder no segmento de tecnologia educacional, anunciou os dados preliminares de volume e receitas referentes ao quarto trimestre de 2010.

Veja também

6 - Produtos xing ling na linha de frente da guerra entre Brasil e China. As tensões da guerra comercial entre Brasil e China devem aumentar neste ano, de acordo com reportagem publicada no jornal Financial Times, um dos mais importantes no mundo da economia e dos negócios. E, na linha de frente, estão os produtos piratas vindos da China, conhecidos popularmente como "xing ling", vendidos em galerias de lojas espalhadas no centro da cidade de São Paulo.

7 - Importação de alta e média tecnologia quase triplica. A indústria brasileira perde espaço em ritmo acelerado para produtos importados nos setores mais dinâmicos da economia nacional. Nos últimos seis anos, quase triplicou a importação de produtos do chamado grupo média-alta tecnologia, que inclui de veículos automotores e outros equipamentos de transporte a eletroeletrônicos, máquinas e equipamentos.

8 - Chrysler tem prejuízo de US$199 mi no 4o trimestre.
A Chrysler, montadora de veículos norte-americana administrada pela Fiat, divulgou prejuízo líquido de 199 milhões de dólares relativo ao quarto trimestre, mas espera ser lucrativa em 2011, ano em que espera abrir seu capital.

9 - Vale assina acordo para operar bloco no Peru.
A Vale assinou um acordo com a Gold Oil para comprar uma participação (farm-out) no bloco XXI no Peru por 2 milhões de dólares. O contrato, ainda sujeito à aprovação da Perupetro, permitirá que a Vale seja operadora do bloco com 70 por cento de participação. A Gold ficará com a fatia restante.

10 - Projeção de analistas para inflação em 2011 sobe pela 8ª semana seguida.
O boletim Focus do Banco Central, que colhe semanalmente as previsões de analistas de cerca de 100 instituições financeiras, elevou de 5,53% para 5,64% a estimativa para a inflação oficial neste ano. Foi a oitava alta consecutiva do IPCA, que está se distanciando do centro da meta (4,5%). No ano passado, o índice foi de 5,91%, o maior desde 2004.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame