Exame Logo

As 10 notícias de negócios e economia que você precisa ler nesta quinta

Natura amplia produção no exterior e diz que Custo Brasil é alto; Petrobras retira funcionários brasileiros da Líbia

Armínio Fraga solta o verbo e rebate tese de crise 'subprime' no Brasil (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

Diogo Max

Publicado em 24 de fevereiro de 2011 às 14h53.

Aqui estão as principais notícias de negócios e economia do dia até agora:

1 - Natura amplia produção no exterior e diz que Custo Brasil é alto. A líder brasileira do segmento de cosméticos anunciou que vai começar a produzir, ao longo de 2011, algumas linhas de seus produtos na Colômbia e México. A produção estrangeira da companhia começou no ano passado na Argentina e, neste ano, vai ser estendida a mais dois países.

2 - Petrobras retira funcionários brasileiros da Líbia.
A Petrobras informou em nota que retirou seus sete funcionários brasileiros que estavam trabalhando em Trípoli, capital da Líbia. Segundo a empresa, os trabalhadores e seus familiares passam bem.

3 - Armínio Fraga entra na polêmica da crise subprime no Brasil. Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central, afirmou que o governo Dilma deve prestar mais atenção ao rápido crescimento do crédito no Brasil. Em entrevista ao jornal Financial Times, um dos mais importantes do mundo na área de negócios e economia, ele rebateu a opinião de que o Brasil está próximo de uma crise “subprime”, que afetou os Estados Unidos em 2008.

Veja também

4 - Lucro da Vivo dispara no 4o tri, para R$864,2 milhões. A maior operadora celular do Brasil anunciou lucro líquido de 864,2 milhões de reais para o quarto trimestre, contra 203,3 milhões de reais um ano antes.

5 - Lucro da Portugal Telecom despenca 83% no 4o tri por Vivo. A Portugal Telecom divulgou que sofreu uma queda de 83 por cento no lucro líquido do quarto trimestre, num resultado pior que o esperado pressionado pela venda da participação da empresa na Vivo para a Telefónica, em julho passado.

6 - Desemprego sobe em janeiro, mas é o menor para o mês da série histórica. A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil passou de 5,3% em dezembro para 6,1% em janeiro. Apesar da alta, é o menor patamar para o mês da série histórica do IBGE iniciada em março de 2002.

7 - Grupo Pão de Açúcar obtém lucro líquido de 722,4 milhões de reais em 2010. O lucro líquido do grupo Pão de Açúcar (sem a Globex) foi de 819,2 milhões de reais em 2010. O resultado é 25,2% superior aos 654,0 milhões de reais obtidos em 2009. Com a Globex o lucro líquido passou para 722,4 milhões de reais em 2010.

8 - Petroleira Eni anuncia queda expressiva da produção na Líbia. A produção da maior empresa estrangeira do setor de petróleo na Líbia caiu mais da metade, a 120.000 barris de petróleo diários, após a paralisação de algumas algumas atividades em consequência da violência.

9 - Repsol triplica lucro graças ao Brasil. O grupo petroleiro espanhol Repsol YPF anunciou que em 2010 registrou um lucro líquido de 4,693 bilhões de euros, o que representa o triplo do registrado em 2009, graças, sobretudo, ao aumento de capital na filial brasileira.

10 - General Motors tem primeiro lucro anual desde 2004. A General Motors divulgou lucro líquido de quarto trimestre ligeiramente acima das expectativas e o primeiro resultado positivo anual desde 2004. O lucro de 2010 somou 4,7 bilhões de dólares, obtido depois que a empresa cortou custos e dívida em um processo de recuperação judicial em 2009 financiado pelo governo Barack Obama.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame