Negócios

As 10 notícias de negócios e economia que você precisa ler nesta quarta

Americana Heinz fecha compra da Quero; Anac dá sinal positivo para união de TAM e LAN

Alexandre Tombini, presidente do BC: mercado prevê juro a 11,75% ao ano (Agência Brasil)

Alexandre Tombini, presidente do BC: mercado prevê juro a 11,75% ao ano (Agência Brasil)

Diogo Max

Diogo Max

Publicado em 2 de março de 2011 às 15h35.

Aqui estão as principais notícias de negócios e economia do dia, até agora:

1 - Americana Heinz fecha compra da Quero. A gigante americana fechou a compra da fabricante Quero Alimentos, num acordo que avalia a brasileira em cerca de um bilhão de reais. A transação marca a entrada da tradicional fabricante de ketchup no mercado brasileiro - até hoje, os produtos da empresa são vendidos por meio de distribuidoras.

2 - Anac dá sinal positivo para união de TAM e LAN. A Agência Nacional de Aviação Civil deu parecer positivo para a fusão entre as companhias aéreas TAM e a chilena LAN, mas ainda não está claro se o órgão regulador brasileiro aprovou o negócio sem ressalvas.

3 - Mercado prevê juro a 11,75% ao ano e quer mais. O mercado financeiro em peso acredita que o Banco Central elevará a taxa básica de juros (Selic) em 0,50 ponto porcentual, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que termina hoje à noite. A maioria dos analistas, porém, avalia que o BC está errado. Para eles, a autoridade monetária deveria ser mais dura no combate à inflação.

4 - Elevar os juros é um crime contra o Brasil, diz presidente da Abimaq. Uma eventual elevação dos juros pelo Banco Central nesta quarta-feira vai valorizar ainda mais o câmbio e piorar o déficit comercial de vários setores da indústria de transformação. A avaliação é do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Luiz Aubert Neto.

5 - Warren Buffett amplia lista de possíveis sucessores para quatro. O megainvestidor Warren Buffett acrescentou um quarto nome à lista de seus possíveis sucessores no comando de sua empresa, a Berkshire Hathaway. Embora Buffett não tenha planos imediatos de se aposentar e siga tocando seus negócios aos 80 anos, o mercado há muito especula o que acontecerá quando ele deixar o leme.

6 - 'Banqueiro dos pobres' se nega a abandonar direção de banco. O "banqueiro dos pobres" bengalês e prêmio Nobel da Paz de 2006, Muhammad Yunus, desafiou o Governo de seu país ao recusar acatar uma ordem de destituição à frente do banco concessionário de microcréditos fundado por ele, o Grameen Bank.

7 - Petrobras incorpora Companhia Mexilhão do Brasil. A Petrobras informou a aprovação por parte do Conselho de Administração da proposta de incorporação integral de sua subsidiária Companhia Mexilhão do Brasil (CMB). A decisão será encaminhada aos acionistas em Assembléia Geral Extraordinária ainda sem data para ser realizada.

8 - Positivo lucra menos com corte de preços e maior concorrência. A queda de mais de 25% no lucro líquido da Positivo, no ano passado, foi causada por uma série de fatores que se encadearam ao longo de 2010 e afetaram diretamente os ganhos da companhia, que totalizaram 96,5 milhões de reais.

9 - Drogasil prevê abertura de 50 novas lojas em 2011. A previsão da empresa para 2011 é a de abertura de cerca de 50 novas lojas e a entrada em um novo estado do país (não divulgado pela empresa) – seguindo sua meta de entrar em um novo estado a cada ano, além de um novo centro de treinamento para 150 pessoas no primeiro trimestre.

10 - Renault é vítima de 'manipulação' em caso de espionagem. O diretor-geral da Renault, Patrick Pelata, considera que o grupo automobilístico francês foi vítima de uma "manipulação" no caso de espionagem industrial sobre o programa de carros elétricos, como publica a edição digital do jornal "Libération".

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Ranking Negócios em Expansão 2024: veja a lista das empresas selecionadas

Ranking Negócios em Expansão 2025: seja informado sobre quando as inscrições estiverem abertas

Da sidra ao vinagre

A grande aposta

Mais na Exame