Exame Logo

As 10 mais importantes notícias de negócios da semana

Período foi marcado pelo anúncio do novo plano de investimentos da Petrobras; clique nas fotos e veja os principais destaques:

Petrobras eleva investimentos para 2012-2016 (Bruno Veiga/Divulgação/EXAME)

Daniela Barbosa

Publicado em 16 de junho de 2012 às 06h12.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h22.

A Petrobras divulgou na última quinta-feira o plano de negócios para o período entre 2012 e 2016 com previsão de mais investimentos, mas com redução das metas de produção de petróleo e gás, num anúncio que desagradou o mercado. A estatal elevou em 5,25% os investimentos em relação ao plano anterior (2011 a 2015), para 236,5 bilhões de dólares, mas cortou as metas de produção de petróleo e gás. Agora a Petrobras espera alcançar a produção de 3,3 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe) em 2016, volume 18% menor que a produção de 3,99 milhões de boe prevista para 2015, segundo o plano anterior.
  • 2. Eike que vender parte da AUX

    2 /10(Exame)

  • O empresário Eike Batista afirmou na última quarta-feira que planeja vender 49% de sua empresa de ouro AUX até setembro, um negócio avaliado por ele em 2 bilhões de dólares. A holding EBX desistiu de abrir o capital da companhia e contratou um banco para intermediar a venda da parcela da AUX para um sócio estratégico, disse o homem mais rico do Brasil. Nesta semana também, outra empresa do grupo EBX foi destaque no noticiário. Isso porque, a OSX Brasil contratou com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Caixa Econômica Federal um financiamento com repasse de recursos do Fundo de Marinha Mercante (FMM), respectivamente no valor aproximado de 1,35 bilhão de reais cada, totalizando quase 2,7 bilhões de reais

  • 3. Nokia vai cortar 10.000 empregos

    3 /10(Toby Canham/Getty Images)

  • A Nokia planeja cortar até 10.000 vagas de empregos, o que significa quase um quinto de sua força de trabalho, e fechar fábricas, em um esforço que o CEO Stephen Elop pretende fazer para reverter as perdas referentes às vendas de smartphones. "Precisamos reformular nosso modelo operacional e garantir que criaremos uma estrutura que possa sustentar as nossas ambições competitivas", disse Elop, que assumiu o posto em 2010.
  • 4. Shopping JK tem aval para abrir em SP

    4 /10(Divulgação/EXAME.com)

    Finalmente, o shopping JK Iguatemi, em São Paulo, recebeu aval da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), para ser inaugurado. A pedido da Procuradoria Geral do Município de São Paulo, a CET realizou estudo com base na divisão dos empreendimentos do complexo que inclui, além do shopping, duas torres comerciais e o antigo prédio da loja de artigos de luxo Daslu. Após simulações de funcionamento de cada parte isoladamente, a CET concluiu que o JK Iguatemi é o único empreendimento que poderia funcionar sem causar prejuízos ao trânsito local.

  • 5. Walmart tem problemas de novo na China

    5 /10(Daniel Aguilar/Getty Images)

    Na última quinta-feira, o Wall Street Journal afirmou que o Walmart enfrenta novas acusações no mercado chinês. Dessa vez, a rede é culpada de comercializar óleo de gergelim com uma porcentagem elevada de cádmio – substância que pode provocar câncer. Segundo o jornal americano, o órgão de segurança alimentar chinês, responsável por fazer a supervisão nas redes varejistas, descobriu o problema em março deste ano e notificou a rede. A varejista, por sua vez, defende-se das acusações afirmando ser uma das poucas empresas estrangeiras no país asiático a cumprir as normas de segurança alimentar.

  • 6. Peugeot pode ter segunda fábrica no Brasil

    6 /10(Divulgação)

    A PSA Peugeot Citroën firmou com o governo do Rio de Janeiro um novo acordo de subsídio para a construção de uma segunda fábrica no Estad o e ampliação da capacidade da planta já existente na região. Segundo a demonstração contábil da companhia, publicada no Diário Oficial do Rio de Janeiro, na última semana, a linha de crédito concedida é no valor de 4,8 bilhões de reais e poderá ser utilizada por até 50 anos, com carência de 30 anos para pagamento.
  • 7. Pão de Açúcar é alvo de arbitragem

    7 /10(Exame)

    O Grupo Pão de Açúcar informou na última quinta-feira que foi notificado pela Câmara de Comércio Internacional (CCI) sobre pedido de instauração de procedimento arbitral feito pela Morzan Empreendimentos, empresa que representava o Ponto Frio, adquirido pela varejista em meados de 2009. Segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o processo envolve a compra de 86.962.965 ações ordinárias da Globex (Ponto Frio) -equivalentes a cerca de 70% to da companhia de eletroeletrônicos, pela Mandala, subsidiária do Pão de Açúcar, em 8 de junho de 2009.
  • 8. Canon terá fábrica no Brasil

    8 /10(Wikimedia Commons)

    A Canon terá uma unidade de produção no Brasil para montagem de câmeras fotográficas - a primeira fora do continente asiático, informou reportagem do Valor Econômico da última semana. A unidade receberá investimentos de 2,7 milhões de reais, vai empregar cerca de 60 pessoas e será instalada em Manaus.  A previsão é que a unidade comece a operar em julho do próximo ano. Segundo a companhia, a instalação de uma fábrica no mercado brasileiro faz parte da estratégia da empresa de fortalecer a atuação em países emergentes.
  • 9. Carrefour desiste da Grécia

    9 /10(John Kolesidis/Reuters)

    O Carrefour decidiu se desfazer de suas operações na Grécia. A varejista francesa anunciou, na última sexta-feira, que vendeu sua participação para o grupo Marinopoulos - seu sócio no mercado grego. De acordo com o comunicado, a companhia grega se tornará franqueada exclusiva da rede no país. "Reafirmamos nossa confiança à família Marinopoulos, que está empenhada para garantir uma melhor gestão da rede", disse o Carrefour, em nota. Com a operação, a rede francesa deve somar cerca de 220 milhões de euros em atividades descontinuadas. O valor da operação não foi revelado pela varejista. Nesta semana também, a rede anunciou a aquisição da cadeia argentina de supermercados de descontos EKI, que enfrenta dificuldades financeiras, com o objetivo de fortalecer sua posição e expandir a rede de lojas de conveniência naquele país.
  • 10. JBS confirma intenção de comprar a Doux

    10 /10(Germano Luders)

    Nesta semana, o jornal Valor Econômico publicou que a JBS deverá negociar, ainda este ano, a compra definitiva das operações da Doux Frangosul no Brasil. Os ativos foram alugados por dez anos pelo grupo brasileiro no início de maio, com opção de compra. A único barreira que precisa ser resolvida para a aquisição seria uma passivo em torno de 1 bilhão de reais acumulados pela multinacional francesa. O valor inclui débitos financeiros, fiscais, trabalhistas e com fornecedores. Só as dívidas bancárias somam pouco mais de 500 milhões de reais. Wesley Batista, presidente da JBS, afirmou que um acordo com os credores deve ser fechado ainda este ano. O empresário também reiterou que desde o início das negociações com a Doux, há três meses, havia o interesse pela compra.
  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame