As 10 mais importantes notícias de negócios da semana
Autuações milionárias da Receita Federal, aquisições e movimentação de gente de peso no mercado - confira as notícias que foram destaque na semana
Da Redação
Publicado em 12 de janeiro de 2013 às 07h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h47.
Depois de passar o controle do Pão de Açúcar ao Casino no ano passado - e protagonizar embates notórios com o francês Jean Charles Naouri -, Abilio Diniz pode seguir em frente em uma nova empresa. O empresário estaria negociando sua entrada no conselho da Brasil Foods no lugar de Nildemar Sancches, responsável pelo crescimento da Perdigão e um dos grandes nomes por trás da fusão com a Sadia. A investida já teria o apoio dos fundos Previ, Petros e Tarpon, principais acionistas da BRF. O assunto será formalmente decidido na próxima reunião do conselho da empresa, no início de abril.
A mineradora de Eike Batista foi autuada pela Receita Federal em 3,75 bilhões de reais. O montante deve-se à acumulação de impostos não pagos, especificamente o Imposto de Renda e a Contribuição Social sobre o lucro líquido (CSLL) no ano base 2007. A MMC classificou a informação como totalmente improcedente. Em comunicado ao mercado, a companhia acrescentou que seu balanço não deverá ser impactado por provisionamentos referentes à autuação.
A fabricante de cosméticos também foi autuada pela Receita Federal nesta semana. O montante devido é de 627,8 milhões de reais, por impostos não recolhidos por uma controlada no exercício de 2008. Segundo a Natura, os autos questionam a forma como as empresas estão organizadas e a formação da base de cálculo dos tributos. A empresa de cosmésticos disse ainda que apresentará impugnação dos autos de infração e que "o risco de perda associado a esse procedimento fiscal é remoto".
A montadora chinesa JAC Motors irá produzir não apenas veículos, mas também caminhões na sua futura fábrica no país, em Camaçari, na Bahia. Com isso, o valor investido na planta chegará a 1 bilhão de reais. A capacidade de produção também será aumentada de 100.000 para 110.000 veículos ao ano.
Dona de empresas como o JBS, Eldorado e Banco Original, a holding J&F está de olho no banco BVA, que sofreu intevenção do Banco Central em outubro do ano passado. De acordo com informações da Dow Jones, no entanto, a J&F não pretende comprar toda a instituição financeira, mas apenas alguns ativos de seu interesse.
O BTG Pactual desembolsou 193 milhões de euros por uma fatia adicional de 6,5% da EcoRodovias, comprada da empresa italiana Impregilo. Em outubro, o banco do empresário André Esteves já havia levado uma participação de 3,7% da empresa. Na mesma ocasião, a Impregilo vendeu outros 19% do negócio à construtora brasileira Primav.
A Unidas comprou 100% das ações da empresa de locação de veículos Best Fleet. A transação foi fechada por 185 milhões de reais. Com a aquisição, a Unidas fortalece sua presença no segmento de veículos executivos, já que a Best Fleet atua na locação de carros de alto padrão, voltados para clientes corporativos.
O Ministério Público Federal de São Paulo (MPF) denunciou 17 pessoas envolvidas no esquema de fraude do Banco do Cruzeiro do Sul, que foi liquidado pelo Banco Central no ano passado. Fazem parte do grupo Luís Octávio Azeredo Lopes Indio da Costa e Luís Felippe Indio da Costa, ex-controladores da instituição. Segundo o MPF, a "organização criminosa" teria cometido irregularidades como a criação de contratos falsos de empréstimos e a manipulação de resultados financeiros.
Na segunda, a Petrobras afirmou que iniciara a produção comercial no campo gigante de Sapinhoá, no pré-sal da bacia de Santos, no dia 5 de janeiro, antecipando o cronograma original em uma semana. De acordo com a estatal, Sapinhoá conta com um volume recuperável total estimado em 2,1 bilhões de barris de óleo equivalente. A petroleira espera que o pico de produção seja atingido no primeiro semestre de 2014.
Nada menos que 8,5% da força de trabalho da American Express deverá ser dispensada nos próximos 12 meses. A empresa divulgou o corte de 5.400 empregos no seu maior plano de redução de custos nos últimos anos. Devido ao pagamento de rescisões, a empresa arcará com 400 milhões de dólares com a decisão.