Exame Logo

As 10 mais importantes notícias de negócios da semana

Semana contou com aquisição bilionária do Itaú - oficialmente não confirmada - além de uma série de notícias envolvendo as empresas de Eike Batista; confira os principais destaques

Itaú leva Credicard (mas não confirma) (Wikimedia Commons)
DR

Da Redação

Publicado em 11 de maio de 2013 às 07h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h37.

Oficialmente, o maior banco privado do país não confirmou a informação. Mas a Folha de S. Paulo reforçou que aquisição da Credicard teria sido fechada com o Citi, com o anúncio da operação previsto para a semana que vem. Orçada em 3 bilhões de reais, a operação surpreendeu pelo valor: se confirmada, ela indicará o pagamento de três vezes o valor de mercado da companhia. A Credicard tem cerca de 7 milhões de cartões de crédito, sendo responsável por cerca de 4,5% das operações feitas pelos brasileiros no exterior.
  • 2. OGX vende participação em campo e anuncia prejuízos no trimestre

    2 /9(REUTERS/Ricardo Moraes)

  • Na noite de terça, a petroleira de Eike Batista confirmou ao mercado a venda de 40% de blocos no campo de Tubarão Martelo à Petronas, empresa do governo da Malásia. A operação renderá 850 milhões de reais à OGX, mas de maneira escalonada: parte do dinheiro será liberada à medida que a produtividade do campo for sendo comprovada. Na quinta-feira à noite, saíram os resultados trimestrais da companhia. E o mercado avaliou que, embora dê algum fôlego à empresa, o acordo recém-fechado com a Petronas não será suficiente para aliviar sua situação de caixa. A OGX divulgou que encerrou o mês de março com 1,15 bilhão de dólares em disponibilidades, redução de 500 milhões de dólares em apenas três meses. No período, a empresa de Eike somou perdas de 804,6 milhões de reais, contra prejuízo de  286 milhões de reais no mesmo trimestre do ano passado.
  • 3. Graça Foster diz que Petrobras dobrará de tamanho em sete anos

    3 /9(Marcello Casal Jr./ABr)

  • Segundo Graça Foster, a Petrobras vai dobrar de tamanho até 2020. A afirmação foi dada na terça-feira, durante uma palestra em Houston, nos Estados Unidos. Nos cálculos da estatal, a produção brasileira de petróleo saltará de 2,2 milhões de barris equivalentes por dia para o patamar de 2,7 milhões nesse prazo. "Não há dúvida de que os resultados são fruto dos investimentos da companhia, que cresceram 21,5% ao ano desde 2000 e atingiram US$ 42,9 bilhões em 2012", disse Graça.
  • 4. Fundador da Semp Toshiba reassume presidência

    4 /9(Yuriko Nakao/Reuters)

    Aos 83 anos, Affonso Brandão Hennel voltará ao comando da empresa que fundou, a Semp Toshiba. O empresário afastou o filho da presidência, assumindo a cadeira depois de um afastamento de 13 anos. Durante sua ausência, a Semp Toshiba perdeu participação de mercado, sendo afetada por problemas de gestão e aumento da concorrência.
  • 5. BTG vê lucros caírem pela primeira vez depois do IPO

    5 /9(CESAR GRECO/FOTO ARENA)

    O BTG Pactual anunciou queda nos lucros pela primeira vez desde que o grupo abriu capital, em abril do ano passado. Os ganhos foram de 611,6 milhões de reais, diminuição de 22,1% sobre o resultado apresentado no mesmo período de 2012. A empresa atribuiu o resultado ao aumento na alíquota de impostos: algumas de suas unidades não são sujeitas à tributação brasileira. A BTG Investments, através da qual o grupo faz investimentos em outras empresas, é uma delas. A BR Properties é outra, entrando no balanço via equivalência patrimonial. Por isso, com a queda no lucro entregue por essas unidades, o banco não viu menos imposto sendo comido, como aconteceria com outras unidades. Logo, o peso das atividades tributáveis ganhou mais peso na conta final. Não por acaso, o desembolso com tributos foi de 419 milhões de reais e a alíquota de IR efetiva ficou em 41%. No primeiro trimestre de 2012, essa taxa foi de 27%.
  • 6. JBS compra unidade industrial da BRF

    6 /9(Divulgação)

    O JBS levou uma unidade frigorífico de suínos e granjas da BRF por 200 milhões de reais. O preço será pago em 50 parcelas mensais de 4 milhões de reais. Em comunicado, o JBS reforçou que o acordo contempla a aquisição de ativos biológicos e um imóvel localizado na cidade de Nova Prata, no Rio Grande do Sul.
  • 7. Hypermarcas vê divisão de consumo crescer

    7 /9(Divulgação/Hypermarcas)

    No balanço divulgado nesta semana, a Hypermarcas revelou o crescimento de 10% na divisão de consumo, percentual que subiria para 16,2% se consideradas apenas as marcas principais da companhia. Segundo a empresa, a margem bruta também subiu 1,3% nessa divisão quando comparada com o mesmo período do ano anterior, chegando a 47,6%. A Hypermarcas atribui a melhora à simplificação das operações e reestruturação da força de vendas. De janeiro a março, a receita total da empresa somou 958,4 milhões de reais, um avanço de 6,8% na comparação anual. O lucro, por sua vez, subiu 150,7%, atingindo 102,3 milhões no período.
  • 8. Dell compra de software de gerenciamento de nuvem

    8 /9(Sean Gallup/Getty Images)

    Na semana, a Dell anunciou a compra da Enstratius, empresa de software de gerenciamento de nuvem, sem divulgar detalhes financeiros da operação. A companhia afirmou que, junto com a Enstratius, ficará "singularmente posicionada" para oferecer soluções para pequenas e grandes empresas.
  • 9. Agora, veja a história do bilionário Antônio Ermírio de Moraes

    9 /9(ORLANDO BRITO / VEJA)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame