Negócios

Arcelor Mittal fará oferta pública para minoritários do Brasil

Maior grupo siderúrgico do mundo, a Arcelor Mittal detém cerca de 66% do capital da Arcelor Brasil

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

Após uma queda-de-braço com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Arcelor Mittal, maior grupo siderúrgico do mundo, anunciou nesta quarta-feira (25/10), que vai realizar uma oferta pública de compra das ações da Arcelor Brasil. A decisão é uma vitória da CVM, que determinou no dia 25 de setembro que a operação seja efetuada, a fim de que os acionistas minoritários da companhia brasileira possam vender seus papéis nas mesmas condições da transação realizada no exterior. No final de agosto, Lakshmi Mittal, presidente da Mittal Steel, chegou a viajar ao Brasil para pressionar a CVM a desistir da oferta pública.

Atualmente, a Arcelor Mittal detém 66% do capital da Arcelor Brasil. O pedido de realização da oferta ainda será apresentado à CVM. Pelos termos divulgados hoje, o grupo pagará 12,1184 euros (cerca de 32,78 reais) por ação da empresa brasileira. O valor foi calculado com base na porcentagem que o ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da siderúrgica brasileira representa no ebitda da Arcelor Mittal.

Os acionistas que aderirem à oferta poderão optar por duas formas de pagamento. A primeira é em dinheiro. Nesse caso, o valor a ser recebido, em reais, será calculado com base na taxa de câmbio do último dia da oferta. Caso todos os minoritários da Arcelor Brasil escolham essa opção, a empresa calcula que deverá desembolsar 2,6 bilhões de euros (cerca de 7,033 bilhões de reais) na compra das ações.

A segunda forma combina uma parcela paga em dinheiro e uma parcela em ações da Arcelor Mittal. Neste caso, o vendedor receberá 30,4% da quantia em dinheiro, baseando-se no valor ofertado por ação (12,1184 euros). Os outros 69,6% serão pagos em papéis da Arcelor Mittal. Se todos os acionistas aderirem a esta forma mista, a siderúrgica calcula que precisará emitir, no máximo, 52,8 milhões de ações - o equivalente a 3,7% do capital da Arcelor Mittal.

O mercado brasileiro de capitais não recebeu bem a proposta. As ações ordinárias da Arcelor Brasil fecharam esta quarta-feira em queda de 7,42% na Bolsa de Valores de São Paulo, cotadas a 36,80 reais por papel. Foram realizados 1.017 negócios com ações da empresa. Em contraste, o Ibovespa, principal indicador do pregão, subiu 0,16%.

A Arcelor Brasil é o maior grupo siderúrgico da América Latina e reúne três empresas: a Belgo, a Companhia Siderúrgica de Tubarão e a Vega do Sul. Em conjunto, o grupo possui 25 unidades industriais, com capacidade para produzir 11 milhões de toneladas de aço por ano. Em 2005, apresentou receita líquida de 13,3 bilhões de reais e ebitda de 5 bilhões. Em 31 de dezembro, seu valor de mercado era de 18,2 bilhões de reais. Listada no Nível 1 da Bovespa, a empresa possui cerca de 17.000 acionistas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Ele deixou a TI para abrir um plano de saúde com IA. Após 3 anos, o negócio já fatura R$ 30 milhões

PUMA faz investimento histórico em marketing para reforçar posição de marca mais rápida do mundo

The Garage da Nexmuv lança mais uma startup de IA que impulsionará vendas online e no varejo

“Todo negócio que entramos, tivemos sucesso”, diz Lucas Kallas da Cedro Participações

Mais na Exame