Negócios

Ambev compra cervejaria no Equador por US$ 36 milhões

A Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) entrou em mais um mercado sul-americano. A empresa anunciou a compra, por 36 milhões de dólares, da Cerveceria SurAmericana, do Equador, nesta terça-feira (2/12). O acordo foi fechado com a Corporação Andina de Fomento (CAF) e o valor do contrato equivale à dívida da fabricante equatoriana. A Cerveceria […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) entrou em mais um mercado sul-americano. A empresa anunciou a compra, por 36 milhões de dólares, da Cerveceria SurAmericana, do Equador, nesta terça-feira (2/12). O acordo foi fechado com a Corporação Andina de Fomento (CAF) e o valor do contrato equivale à dívida da fabricante equatoriana.

A Cerveceria SurAmericana possui cerca de 400 funcionários e detém 6% do mercado nacional (é a segunda maior, de acordo com informações da Ambev), que movimentou 140 milhões de dólares em 2002 (estimativa também da Ambev). Dona das marcas Biela Larger, Biela Light, Biela Extra e Biela Reserva Especial, a SurAmericana tem capacidade de produção de 90 milhões de litros anuais. A AmBev calcula que no ano passado, o mercado de cerveja vendeu 300 milhões de litros no Equador, alcançando um consumo per capita de 23 litros/ ano. Na Venezuela, este índice é de 79 litros/ ano e no Brasil, 49 -o que mostra a oportunidade que o mercado equatoriano apresenta.

A aquisição da Cerveceria SurAmericana é mais um passo da AmBev que faturou no último trimestre 1,79 bilhão de reais - na sua estratégia de internacionalização.

A empresa está presente em quase toda a América do Sul por meio de operações próprias ou do seu investimento na argentina Quilmes. Em janeiro, foi aprovada a associação com a empresa argentina, na qual a AmBev tem uma participação de 48%. Por meio da Quilmes, a empresa tem presença no Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile.

Em setembro passado, a fabricante brasileira inaugurou na Guatemala a Cerveceria Rio, construída em parceria com a CabCorp, engarrafadora da Pepsi na região. Em novembro, foi anunciada a compra de ativos da Embotelladora Rivera, no Peru.Antes disso, em fevereiro, a AmBev havia anunciado a construção de uma cervejaria em Lima. 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

CFOs do futuro: T&E Summit, da Paytrack, destaca novo papel das lideranças financeiras nas empresas

De Porto Alegre para o mundo: a Elofy traz ao Brasil soluções de RH reconhecidas globalmente

Expansão internacional: Bauducco deve gerar cerca de 600 empregos com nova fábrica nos EUA

Esta fintech chamou atenção do ex-CFO do Nubank oferecendo “Pix internacional” para empresas