EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.
A Ambev anunciou nesta quinta-feira (13/4) que irá aumentar sua participação acionária na Quinsa, empresa com sede em Luxemburgo e que atua em cinco países da América do Sul. Em maio de 2002, a Ambev comprou uma participação na cervejaria e agora irá pagar 1,2 bilhão de dólares para aumentar essa fatia dos atuais 57% para 91%.
As negociações foram feitas entre a Inbev, holding da qual a Ambev faz parte, e a Beverage Associates, atual acionista da Quinsa. A cervejaria, que tem operações na Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai, é um dos braços da Ambev que mais cresceu no ano passado em termos de faturamento. Em 2005, contribuiu com 28,9% para o Ebitda da companhia.
A Inbev - resultado da fusão da Interbrew com a Ambev - vem buscando aquisições na América Latina, já que o consumo de cerveja na Europa Ocidental e na América Norte vem perdendo espaço para o vinho e outras bebidas alcoólicas. Com um portfolio de mais de 200 marcas, que inclui Stella Artois, Brahma e Beck';s, a Inbev faturou 11,7 bilhões de euros no ano passado.